Dia 01 de fevereiro

 

 

"Qual o terreno, tais são também os terrestres;

e, qual o celestial, tais também os celestiais".

I Coríntios 15.48.

 

Como diz o texto acima que iniciamos, nascemos neste mundo qual o terreno Adão. Nascemos dos nossos pais com todas as características de Adão, nascemos no pecado e na morte: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" Romanos 5.12. "E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem..." Gênesis 5.3.

Antes de Deus nos vivificar pelo seu Espírito, éramos por natureza filhos da ira, com também os demais homens (Efésios 2.3). Quando estávamos em Adão, não tínhamos que fazer força para pecar, e ter inimizade contra Deus. Tudo era natural: "Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros" Tito 3.3.

Uma vez nascidos de novo, com nosso velho homem crucificado, passamos a crescer em santidade e despojar do velho com os seus feitos, e a nos revestir do novo, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade" Efésios 4.22-24.

Aquele que está em Cristo é uma nova criatura. As coisas velhas não são mais, tudo é novo (II Coríntios 5.17). Fomos de novo gerados por Deus à imagem do Seu Filho, para as boas obras: "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" Efésios 2.10.

Como tínhamos prazer, e não fazíamos força para pecar quando estávamos em Adão, em Cristo também não precisamos fazer força para dar bom fruto: "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons" Mateus 7.16-18.

No homem, tudo é uma questão de natureza. A árvore boa dá bom fruto. A árvore má dá fruto mau. Se estivermos em Adão, os nossos frutos serão conforme a nossa natureza: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". Se estivermos em Cristo, o fruto será dEle, conforme à sua natureza: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança" Gálatas 5.19-22.

Qual o terreno Adão, tais também os terrenos. Como andou Adão no pecado diante de Deus, assim também anda todo homem nascido de mulher. Qual o celestial Jesus, tais também os celestiais. Só pode ser um cidadão celestial, aquele que nasceu do alto, o que nasceu de Deus (João 1.12). Todo aquele que nasceu de Deus, é um cidadão celestial; pertence agora a uma pátria celestial, a Jerusalém celestial, e anda naturalmente como tal: "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar. Mas agora desejam uma melhor, isto é, a celestial. Por isso também Deus não se envergonha deles, de se chamar seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade" Hebreus 11.13-16.

Se você faz força para não pecar, mas não consegue isso mostra a sua natureza de Adão. Você ainda é um terreno, tem a imagem do terreno; o que não deixa de ser natural em todo homem. Você precisa nascer do Espírito, ser feito uma nova criatura. Não tente ser celestial se você é terreno(a); você só estará enganando a si próprio. Não busque isso nas religiões ou nos homens, porque você não irá encontrar em nenhum lugar, só em Jesus: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba" João 7.37. "Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei. Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada" Amós 5.4-5. Amém.

Retornar