Dia 01 de julho

 

 

PARTE I

"Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo,

e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido?".

I Coríntios 1.13-14.

 

Qual membro do corpo você acha mais importante? O coração? Os olhos? Talvez você diga: A cabeça, o cérebro. Quem faz esta divisão somos nós, e isto por causa da falta de visão que temos do Corpo. A Palavra de Deus nos ensina que num corpo os membros são muitos, uns fracos, outros mais fortes, mas todos são importantes e formam um só Corpo: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também... Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos" I Coríntios 12.12 e 14.

Quando digo que sou de tal denominação, isto mostra que em meu coração existe um sectarismo. Todo sectário se torna intolerante. Sempre diz: "Eu sou de Paulo". Ainda há outros que podem dizer: - Eu não sou de ninguém, sou de Cristo; neste caso, também a mesma intolerância é observada. Insistimos, caso este seja o parecer de um filho de Deus, não passa de criancice, carnalidade e falta de conhecimento de Cristo: "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?" I Coríntios 3.1-4.

Vivemos grandes partes da nossa vida em egoísmo, pensando individualmente, na vaidade da nossa mente, sem entendimento algum das coisas de Deus: "E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração" Efésios 4.17-18. Esse pecado de querer ser Deus o homem traz desde o Éden. O pecado é o individualismo, é o desprezo a Deus, a destituição da Sua comunhão, da Glória de Deus: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3.23.

Vivíamos em densas trevas; separados da vida de Deus. Certo dia, Deus por Sua misericórdia disse a nós: Haja luz e ouve luz: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6. Cristo resplandeceu em nossos corações para o conhecimento da Glória de Deus. Onde existe o pecado da divisão, pode ser pregado o evangelho, mas em nada é manifestada a Glória de Deus. Como vimos anteriormente, a Glória de Deus é conhecida na unidade. Jesus nos ensina isto quando diz: "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" Mateus 18.20.

No coração do Pai, do Filho e do Espírito sempre existiram na eternidade esta Glória; agora o Senhor nos chama a conhecê-la. Sendo Eles unânimes, não poderia haver vários corpos, mas só um. Quando digo que sou de Paulo, ou mesmo de Cristo não estou vendo o Corpo. Israel tinha doze tribos, mas antes de atravessar o Rio Jordão, as tribos de Rúben e de Gade e meia tribo de Manassés pediram a Moisés a terra de Gileade que estava antes do Jordão. Moisés se indignou com aquela divisão, mas eles disseram: "Edificaremos currais aqui para o nosso gado, e cidades para as nossas crianças; porém nós nos armaremos, apressando-nos adiante dos de Israel, até que os levemos ao seu lugar; e ficarão as nossas crianças nas cidades fortes por causa dos moradores da terra. Não voltaremos para nossas casas, até que os filhos de Israel estejam de posse, cada um, da sua herança" Números 32.16-18.

Depois de atravessarem o Jordão, Deus disse a Josué: "Sucedeu que, acabando todo o povo de passar o Jordão, falou o SENHOR a Josué, dizendo: Tomai do povo doze homens, de cada tribo um homem; e mandai-lhes, dizendo: Tirai daqui, do meio do Jordão, do lugar onde estavam firmes os pés dos sacerdotes, doze pedras; e levai-as convosco à outra margem e depositai-as no alojamento em que haveis de passar esta noite" Josué 4.1-3. Que bendito ensino de Deus para nós! Ainda que as tribos estivessem divididas pelo Jordão, no coração dos filhos de Israel eles eram um só povo, porque assim via o Senhor.

Quando todo Israel entrou na terra, as duas tribos e meia voltaram para as suas famílias. Antes de atravessarem o Jordão, ainda na terra de Canaã levantaram um grande altar (Josué 22.10-17 - Leiam o texto). Israel soube disso e se indignou contra eles porque pensaram que estavam criando uma divisão entre o povo, e disseram: "Para que hoje deixais de seguir o SENHOR? Será que rebelando-vos hoje contra o SENHOR, amanhã ele se irará contra toda a congregação de Israel. Se é, porém, que a terra da vossa herança é imunda, passai-vos para a terra da possessão do SENHOR, onde habita o tabernáculo do SENHOR, e tomai possessão entre nós; mas não vos rebeleis contra o SENHOR, nem tampouco vos rebeleis contra nós, edificando-vos um altar, além do altar do SENHOR nosso Deus. Então responderam os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, e disseram aos cabeças dos milhares de Israel: O SENHOR Deus dos deuses, o SENHOR Deus dos deuses, ele o sabe, e Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia, ou por transgressão contra o SENHOR, hoje não nos preserve; se nós edificamos um altar para nos desviarmos do SENHOR, ou para sobre ele oferecer holocausto e oferta de alimentos, ou sobre ele apresentar oferta pacífica, o SENHOR mesmo de nós o requeira. E, se antes o não fizemos por receio disto, dizendo: Amanhã vossos filhos virão a falar a nossos filhos, dizendo: Que tendes vós com o SENHOR Deus de Israel? Pois o SENHOR pôs o Jordão por termo entre nós e vós, ó filhos de Rúben, e filhos de Gade; não tendes parte no SENHOR; e assim bem poderiam vossos filhos fazer desistir a nossos filhos de temer ao SENHOR. Por isso dissemos: Preparemo-nos agora, e edifiquemos um altar, não para holocausto, nem para sacrifício, mas para que, entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos seja em testemunho, para podermos fazer o serviço do SENHOR diante dele com os nossos holocaustos, e com os nossos sacrifícios, e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não digam amanhã a nossos filhos: Não tendes parte no SENHOR" Números 22.18-27.

O que esta passagem te ensina meu irmão? Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Faça veredas direitas para os vossos pés. Que a visão que Deus deu a esses filhos de Israel nos sirva de exemplo. Só não entraram aqueles que não creram, e isto é um aviso para nós: "Mas com quem se indignou por quarenta anos? Não foi porventura com os que pecaram, cujos corpos caíram no deserto? E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes? E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade. Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram" Hebreus 3.17-18 e 4.1-2. Continua...

Retornar