Dia 01 de maio

 

 

"Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder

uma cidade edificada sobre um monte".

Mateus 5.14.

 

A Igreja de Jesus aparece nas Escrituras como três figuras que se completam: cidade, família e edifício. "Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito" Efésios 2.19-22.

Neste texto que iniciamos, Jesus nos ensina que a Sua Igreja é colocada como uma cidade sobre um monte, não para ficar escondida, mas para ser vista por todos os homens. A Sua Igreja é constituída de luzeiros: "Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entra a qual resplandeceis como luminares no mundo" Filipenses 2.14.

A Igreja também tem a figura de um candeeiro. Não vamos entrar em pormenores, que são tão ricos em revelação, mas nos ater ao próprio candeeiro que simboliza a Igreja em cada cidade: "O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas" Apocalipse 1.20.

Ele tem seis braços e mais um braço central, que representam Cristo como também os sete espíritos de Deus: "E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" Isaías 11.2.

O candeeiro não tem luz própria. A sua luz vinha do Senhor. Em cada ponta ele tinha uma lâmpada com um pavio que era alimentado com óleo. O óleo é o Espírito e as lâmpadas é o espírito do homem: "O espírito do homem é a lâmpada do SENHOR, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre" Provérbios 20.27. Estas sete lâmpadas representam também os homens a quem o Espírito dá dons para que a Igreja tenha plena luz.

No tabernáculo e no templo, os sacerdotes cuidavam do candeeiro, alimentando-o com óleo e cortando os pavios para que o candeeiro se mantivesse acesso, e não fumegasse. Assim também Deus faz conosco.. Este é o cuidado do Senhor com a Sua Igreja para que esteja cheia do Espírito e resplandecendo diante dos homens, sem impureza alguma: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração" Efésios 5.18-19.

Este é o testemunho do Senhor para a Sua Igreja. Mas por que isto não está acontecendo? Por que a Sua Igreja não resplandece como uma cidade colocada sobre um monte? Por que os homens passam próximos e não percebem? Porque o problema está em cada casa e por isso não pode resplandecer como uma cidade: "Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa" Mateus 5.15.

Não podemos resplandecer como uma cidade se não resplandecemos em nossa casa. Se em cada casa resplandecermos como uma candeia, então toda a cidade será iluminada. A Igreja é uma cidade iluminada, mas ela não terá luz se em cada casa não houver luz. O testemunho das boas obras começa em nossa casa e se estende a toda a Igreja: "A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!" Mateus 6.22-23.

Não haverá Glória de Deus se nossas boas obras não forem conhecidas primeiramente em nossa casa. Haverá grandes trevas na cidade se em nossas casas não manifestarmos a sua luz: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus" Mateus 5.16.

Que o Senhor nos limpe e nos encha do seu Espírito para que Ele seja glorificado. Amém.

 

  

 

Retornar