Dia 03 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXVII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS II - NA CRIAÇÃO

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Vimos na meditação do dia 08 de maio que Deus é o Criador de todas as coisas. Ele criou todas as coisas e governa sobre todas as coisas. O 1º versículo da Bíblia nos diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra". Primeiramente Deus criou os céus. As Escrituras não dizem que Deus criou o céu, mas os céus. Ele criou o céu e o céu dos céus: "Só tu és SENHOR; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora" Neemias 9.6.

Para criar os céus Ele fez um firmamento no meio das águas. O universo não é infinito, mas as águas são. Os cientistas ainda não receberam a sabedoria que Deus mostra em Sua Palavra, que os céus, as estrelas, os luminares e a terra estão no meio das águas: "E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi" Gênesis 1.6-7. Os céus não são infinitos, mas as águas são: "Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste" II Pedro 3.5.

Deus também criou a terra seca, e tudo o que nela há: "Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento, e tomou a medida das águas; quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões; então a viu e relatou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou" Jó 28.24-27. Ele é quem a sustenta até o dia que irá destruí-la completamente: "Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão" II Pedro 3.7 e 10.

Foi também o nosso Deus quem criou os seres celestiais, os tronos, as dominações, os principados, e as potestades: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" Colossenses 1.16-17. Ele criou os querubins e os serafins e os seres viventes para guardar as coisas santas e glorificá-lo: "E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida" Gênesis 3.24. "E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir" Apocalipse 4.8.

Deus também criou os arcanjos e os anjos para o servirem diante do seu povo e dos seus eleitos: "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas" Lucas 1.19. "E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" Hebreus 1.13-14.

Deus também criou o diabo, que é a antiga serpente, chamado Satanás e os demônios para cumprirem a Sua Vontade (Apocalipse 12.9): "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito" Gênesis 3.1. Deus fez tudo para um devido fim, até o ímpio para o dia do mal (Provérbios 16.4). Deus criou os seus instrumentos para edificarem e também para destruírem: "Eis que eu criei o ferreiro, que assopra as brasas no fogo, e que produz a ferramenta para a sua obra; também criei o assolador, para destruir" Isaías 54.16. Ele criou todas as coisas; todos os seres viventes, e todos estão debaixo do seu governo soberano: "Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. Destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza a salvação, e ao mesmo tempo frutifique a justiça; eu, o SENHOR, as criei" Isaías 45.6-8.

Deus dentre toda a sua criação também fez o homem, o ser principal dela: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" Gênesis 1.27. Ele é quem também criou as nações, os povos, as línguas, e as tribos: "Ou dir-se-á a um rei: Oh! vil? Ou aos príncipes: Oh! ímpios? Quanto menos àquele, que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obras de suas mãos. Eles num momento morrem; e até à meia noite os povos são perturbados, e passam, e os poderosos serão tomados não por mão humana. Porque os seus olhos estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombra de morte, onde se escondam os que praticam a iniqüidade"  Jó 34.17-22.

Deus também criou todos os animais, as aves, os peixes, toda a vegetação e todo ser que respira: "Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela" Isaías 42.5. "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas" Apocalipse 4.11.

Depois que Ele destruir os céus e a terra, também criará novos céus e uma nova terra, como também uma santa cidade para habitar com os seus santos: "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus" Apocalipse 22.1-3.

Deus é o criador de todas as coisas. Tudo foi criado pela Sua Palavra: "Pois ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu." Salmos 33.9. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente" Hebreus 11.3. Continua...

Retornar