Dia 03 de novembro

 

 

"Porque o fim da lei é Cristo para

justiça de todo aquele que crê".

Romanos 10.4.

 

Às vezes ouvimos coisas que parecem ser sabedoria, mas são tolices. Enquanto não recebermos revelação de Deus, podemos andar persuadidos pela tolice ou pela ignorância, mas uma vez revelada a Palavra pelo Espírito, a voz que nos guia pelo caminho, nos faz voltar para Ele: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda" Isaías 30.21.

Estamos na graça, isto é muito claro para quem foi salvo: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2.8-9; mas parece que para os insensatos isto não basta: "Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos" Atos 15.1.

Sempre encontramos em nossa caminhada os legalistas, os que querem se justificar na lei. Nos dias da Igreja primitiva era a circuncisão, agora eles dizem: - Se alguém se diz nova criatura, deve cumprir a lei, porque Cristo cumpre a lei em nós. Ele não veio ab-rogar a lei, mas cumpri-la. E falam como se isto fosse sabedoria.

Mas não é assim que o Espírito nos ensina. A sabedoria que vem do alto, nos ensina que Jesus nasceu debaixo da lei, e por isso cumpriu toda a lei: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir" Mateus 5.17. Ele veio debaixo de lei; cumpriu a lei até a sua morte, mas para resgatar-nos da lei: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos" Gálatas 4.4-5.

Dizer que podemos guardar a lei é hipocrisia, porque a finalidade dela é revelar o pecado: "Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado" Romanos 3.20. Se ela revela ao homem o pecado, como alguém pode dizer que satisfaz a lei? Quem diz guardar a lei, não a está satisfazendo, e muito menos agradando a Deus, mas está debaixo da maldição: "Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las" Gálatas 3.10.

Cristo cumpriu toda a lei, e se fez maldição por nós, para nos resgatar da maldição da lei: "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro" Gálatas 3.13. Jesus nos atraiu nEle, e nos fez morrer para a lei, para que pudéssemos viver para Deus: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo..." Romanos 7.4 e Gálatas 2.19.

Jesus cumpriu toda a lei, e fez com que a cumpríssemos nEle; agora ela não tem como exigir nada daqueles que morreram com Cristo e andam em novidade do Espírito: "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" Romanos 8.3-4 e Gálatas 5.22-23.

O fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê. Se alguém quer estar justificado, não é cumprindo a lei, mas crendo nEle. Justificado pois pela fé, temos paz com Deus (Romanos 5.1). Se você crê, não queira agradar a Deus cumprindo a lei, mas diga para ela: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo" I Coríntios 15.55-57.

Se isto não estiver bem claro ao seu coração, peça a Jesus que te ensine pelo seu Espírito, porque: "..., agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte" Romanos 8.1-2. Não estamos mais debaixo da lei que veio por Moisés, mas debaixo da graça e da verdade que vieram por Jesus. Amém.

Retornar