Dia 04 de outubro

 

 

"...não me dês nem a pobreza nem a riqueza;

dá-me só o pão que me é necessário...".

Provérbios 30.8.

 

É verdade que o texto fala de pobreza de dinheiro e riquezas da injustiça, como também do pão que nos é necessário para o corpo, mas a Palavra vem de um Deus que é Espírito. Todo ensinamento de Deus para nós é espiritual; é para o homem espiritual, nascido do Espírito.

A pobreza, a riqueza e o pão podem estar também ao nível espiritual: "não me dês a pobreza". A pobreza espiritual é pior que a dos bens, porque a dos bens é temporal, mas a espiritual pode trazer prejuízos eternos: "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" I Coríntios 3.12-15.

A pobreza espiritual se dá naqueles que se tornam tardios em ouvir a Deus. Desprezam o ensino, a exortação e as provações que Deus envia para nosso enriquecimento: "Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal" Hebreus 5.12-14.

A riqueza é o outro lado, mas também pode se tornar um grande mal espiritual: "nem a riqueza". Não aquela que está em Cristo, que é um tesouro, mas aquela que pensamos ter em nossa carne. A ciência, o conhecimento incha, o amor é que edifica (I Coríntios 8.1). A Igreja de Laodicéia é o testemunho donde podemos chegar com esta riqueza, ou orgulho espiritual: "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu" Apocalipse 3.17.

Certa vez um casal me disse: - Nós vivemos tão tranqüilos, temos tudo, Deus tem nos abençoado de todos os lados, não sofremos nada. E eu lhes disse: - Isso é por pouco tempo, enquanto vocês são crianças em Cristo, mas o Pai não deixará vocês pobres assim; o tempo de enriquecimento verdadeiro virá. Eles talvez não se lembrem disso, mas há tempos eles têm sido exercitados e recebido o enriquecimento espiritual: "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência" Colossenses 2.2-3.

A riqueza que não devemos desejar é aquela que nos torna altivos, que nos faz criar dependência dela e não de Deus: "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna" I Timóteo 6.17-19. Essas são riquezas da injustiça que podemos usar para granjear amigos, porque um dia não nos serão mais necessárias (Lucas 16.9).

A nossa oração ao Senhor é que não nos dê nem a pobreza, nem a riqueza, mas somente o pão que nos é necessário. Esse pão necessário para cada dia é Cristo, o pão nosso de cada dia, o pão que desce do céu e que sacia todo homem: "Eu sou o pão da vida. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim" João 6.48; 50 e 57.

Em Cristo está toda a nossa riqueza verdadeira, como também o saciar de toda a nossa fome. Quem se alimenta desse pão nunca terá fome: "E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede" João 6.35. Nele, nossas riquezas não podem ser minadas, nem roubadas, e onde as traças e a ferrugem não consomem. Cristo nos basta. Amém.

Retornar