Dia 05 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXIX

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS IV - NO SUSTENTO

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reine sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Deus criou os céus, fez nele os luminares: o luminar maior para governar o dia e o luminar menor para governar a noite e fez também as estrelas; governa soberano e sustenta tudo: "Assim diz o SENHOR, que dá o sol para luz do dia, e as ordenanças da lua e das estrelas para luz da noite, que agita o mar, bramando as suas ondas; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome" Jeremias 31.35. "Ele é o que remove os montes, sem que o saibam, e o que os transtorna no seu furor. O que sacode a terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem. O que fala ao sol, e ele não nasce, e sela as estrelas. O que sozinho estende os céus, e anda sobre os altos do mar" Jó 9.5-8.

Os céus serão sustentados por Deus até que chegue o dia em que serão abalados: "A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu" Hebreus 12.26. "E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue; e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares" Apocalipse 6.12-14.

Deus criou a terra e tudo o que nela há; governa soberano e a sustenta: "Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão" Gênesis 8.22. É Deus quem controla os ventos, a chuva, a seca, os rios, e os mares: "Ele rega os montes desde as suas câmaras; a terra farta-se do fruto das suas obras. Faz crescer a erva para o gado, e a verdura para o serviço do homem, para fazer sair da terra o pão" Salmos 104.13-14. É Ele quem sustenta todos os seres vivos que habitam sobre a terra, nos rios e nos mares; seja um grande elefante, ou um pequeno protozoário. Todos esperam pelo Seu sustento: "Os leõezinhos bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento. Todos esperam de ti, que lhes dês o seu sustento em tempo oportuno. Dando-lho tu, eles o recolhem; abres a tua mão, e se enchem de bens. Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras o fôlego, morrem, e voltam para o seu pó" Salmos 104.21 e 27-29.

Deus também sustenta os seus seres celestiais. Sustenta os principados, e toda potestade; as coisas visíveis e as invisíveis; sejam tronos ou dominações. Somente os anjos que não guardaram o seu principado estão presos em prisões eternas e aguardam o dia do juízo (Judas 1.6). Muitos se enganam com isto pensando que Satanás está em rebeldia contra Deus, mas até agora ele tem guardado o seu principado. Tanto é assim que ele é o príncipe deste mundo. Ele era a serpente, o animal mais astuto que Deus tinha criado (Gênesis 3.1). Após a queda do homem no Éden Deus o exaltou e o fez Satanás; dando-lhe a autoridade e a glória dos reinos deste mundo (Lucas 4.6). Um dia Deus o exaltará ainda mais e o fará o dragão, dando-lhe poder para até vencer os santos (Apocalipse 13.7).

Satanás ainda não se rebelou contra o seu Criador, mas por causa desse grande poder que lhe será dado, o seu coração irá se exaltar. Ao contrário de Jesus que foi humilhado e obediente até a morte, Satanás tem sido exaltado, até o dia que será abatido e precipitado por terra. A partir daí não terá mais livre acesso nos céus e saberá que seu tempo está próximo: "E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite" Apocalipse 12.7-10.

Satanás é um exemplo claro dessa soberania de Deus dentre toda a sua criação. Ele criou, Ele governa soberano e Ele o sustenta para cumprir todo o seu propósito. Nada foge ao controle de Deus e ao seu governo Soberano. Tanto é assim que Satanás  não tem poder de se sustentar ou de resistir a este governo. Primeiramente porque será preso por mil anos: "E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo" Apocalipse 20.1-3.

Ele não será lançado no lago de fogo, onde já estará o falso profeta e a besta (Apocalipse 19.20), porque ainda terá um trabalho a ser feito para cumprimento do propósito soberano de Deus: "E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre" Apocalipse 20.7-10.

 Deus também criou o homem, governa soberano sobre ele e o sustenta desde o ventre da sua mãe: "Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe..." Salmos 71.6. Ele é quem supri o homem de todas as coisas: "Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?" Mateus 6.30, e o susterá até o tempo que Ele determinou para o fim da sua vida: "Ouvi-me, ó casa de Jacó, e todo o restante da casa de Israel; vós a quem trouxe nos braços desde o ventre, e sois levados desde a madre. E até à velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei; eu vos fiz, e eu vos levarei, e eu vos trarei, e vos livrarei. A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?" Isaías 46.3-5.

Ele é quem criou, governa soberano e é quem sustenta. O Deus Todo-Poderoso é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas: "O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas" Atos 17.24-25. Sejam bons e maus, justos ou injustos: "Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos" Mateus 5.45.

Deus é quem criou e é quem sustenta todas as coisas. Pela Sua palavra os mundos foram criados e pela Sua palavra tudo é e será sustentado pela eternidade: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas" Hebreus 1.1-3. Continua...

Retornar