Dia 05 de novembro

 

 

PARTE I

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

 

Tem alguns testemunhos na Palavra de Deus que precisamos atentar, pois eles deixaram para nós, exemplos de uma boa carreira de fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram um bom testemunho" Hebreus 11.1-2. Eles alcançaram esse bom testemunho, porque deixaram todo embaraço e o pecado que tão de perto os rodeavam, e correram com perseverança a carreira que lhes estava proposta. Eles guardaram a fé porque olharam firmemente para Jesus: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus" Hebreus 12.1-2.

Vamos cada dia estudar um desses testemunhos de fé. Hoje veremos o de Abel: "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala" Hebreus 11.4.

Abel não tinha diferença alguma de seu irmão Caim, os dois nasceram numa geração corrupta e perversa, debaixo do reinado da  morte e do pecado: "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram" Romanos 5.12. O testemunho de Deus pela Palavra é que Abel ofereceu a sua oferta ao Senhor pela fé. A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10.17). Abel não poderia ter oferecido aquele sacrifício se não tivesse ouvido a Palavra de Deus. Seus pais contaram aos dois a promessa que Deus fizera a eles, e à sua geração: "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar" Gênesis 3.15, e a maneira como Deus iria realizar esta justiça através de um cordeiro: Cristo. "E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu" Gênesis 3.21.

Para fazer túnicas de peles, Deus matou os animais. Deus mostrou  pela morte dos animais o antídoto para o pecado, para as suas vergonhas. O homem tinha procurado tapá-las com folhas de figueira, o que era temporal, mas Deus os vestiu com a Sua justiça eterna: "Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?" Hebreus 9.13-14.

Abel creu e Caim não. Abel se reconheceu pecador, separado de Deus e ofereceu um cordeiro em seu lugar. Caim era um incrédulo, tanto é que achou que Deus iria aceitá-lo no pecado. Ele não foi aceito porque ofereceu o que tinha conseguido com o suor do seu rosto. Deus não poderia aceitar aquilo que ele amaldiçoou: "E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás" Gênesis 3.17-19.

Caim olhou para ele mesmo e Abel olhou pela fé para Cristo, por isso ofereceu um melhor sacrifício. Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Através da fé nesse Cordeiro, e somente nEle é que encontramos a nossa justificação: "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus" Romanos 3.24.

Como Abel, a oferta que podemos fazer ao Senhor para sermos aceitos é do Cordeiro de Deus. É a fé que morremos com Ele, e com Ele ressuscitamos para uma nova vida: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós" I Pedro 1.18-20, porque qualquer outra coisa nunca será aceita por Deus: "Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu" I João 5.10. Amém.

Retornar