Dia 06 de junho

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXX

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SOBERANIA DE DEUS V - NA SALVAÇÃO EM CRISTO

 

Soberano é aquele que tem poder supremo, e exerce um governo próprio sem restrição nem neutralidade. Quem está governando neste exato momento os céus e a terra? Se nos voltarmos para os céus, vamos responder que é Deus, mas quando pensamos na terra, mostramos muitas vezes pelas nossas atitudes que duvidamos que Deus reina sobre tudo, sem que ninguém possa restringir nem neutralizar seu governo.

Tudo o que foi escrito para nosso ensino foi escrito (Romanos 15.4). As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas o Senhor deu a nós os seus filhos, e aos nossos filhos para sempre (Deuteronômio 29.29). A soberba e a contenta contra a Palavra de Deus, como também as divisões, surgem entre os cristãos porque vão além do que está escrito. O que está escrito é a Palavra de Deus, mas a interpretação é do homem, e só serve para causar confusão: "E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro" I Coríntios 4.6.

Eu vivi alguns anos da minha vida cristã pensando que Adão tinha destruído a obra de Deus com o pecado. Pensava também que a salvação em Cristo só foi realizada por Deus por causa da queda de Adão, mas não é assim que nos ensina Deus em Sua Palavra. Tudo o que aconteceu com Jesus estava dentro do determinado conselho e presciência de Deus: "Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos; ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela" Atos 2.22-24.

A salvação que Deus realizou em Cristo não foi uma obra do acaso. Também não veio somente depois da queda do homem como uma reforma à sua obra. Tudo o que aconteceu com Jesus foi determinado por Deus antes da fundação do mundo: "E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" Apocalipse 13.8. "Porque verdadeiramente contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Pôncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel; para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer" Atos 4.27-28.

Deus é o arquiteto e edificador de um propósito eterno (Hebreus 11.10). Quando Deus disse: "Façamos o homem conforme a nossa imagem, conforme a nossa semelhança" Gênesis 1.26, estava falando de um propósito que Ele projetara antes da fundação do mundo. Que iniciaria com Jesus Cristo no primeiro dia: "E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro" Gênesis 1.3-5, e terminaria também com Ele no último dia: "E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu" Apocalipse 2.8.

Dois homens estavam envolvidos nesse propósito de Deus: Adão e Jesus. Adão veio primeiro, porque primeiro Deus quis que viesse o natural, depois o espiritual: "Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu" I Coríntios 15.45-47. No verso 49 de I Coríntios 15, Deus nos fala pelo seu Espírito qual é o seu propósito eterno, que começou em Cristo antes da fundação do mundo, continuou em Adão e consumou em Jesus novamente: "Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial".

O propósito de Deus antes da fundação do mundo era criar uma grande família à imagem e semelhança do seu Filho Jesus: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Romanos 8.29. Para isto é que nos predestinou em Cristo, antes da fundação do mundo: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado" Efésios 1.6.

Ele é o primogênito de toda a criação eterna de Deus: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" Colossenses 1.15. Jamais Deus pensou em fazer de Adão o seu primogênito, porque Adão também estava dentro do seu propósito eterno em Cristo. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Deus sempre quis que toda a preeminência, isto é, tudo o que tenha valor e que tenha a primazia estivesse em Seu Filho Jesus Cristo: "E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse" Colossenses 1.18-19. Jesus é o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim de todo este propósito eterno de Deus.

Para isto Jesus também tinha que receber um corpo primeiramente humano e depois glorificado. É por isso que a queda do homem no Jardim do Éden foi providencial. É aqui que vemos a soberania de Deus sobre a sua criação e o propósito para o que foram criados. A serpente teve a sua função nesse propósito eterno. Satanás também o tem, e como o dragão também o terá. Se Adão tivesse comido da árvore da vida, seríamos criaturas eternas de Deus. Adão seria o primogênito dessa criação e não Jesus. Naquela cruz, Jesus se tornou o último Adão quando nos atraiu a todos nEle (João 12.32). Ele foi feito pecado por nós para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus (II Coríntios 5.21).

A morte também foi uma providência de Deus para que Jesus perdesse a sua unigenitura e fosse feito o primogênito dessa nova criação: "E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" Hebreus 2.14-15.

Em Adão todos morrem, mas em Cristo todos serão vivificados. Jesus também é o primeiro que recebeu um corpo glorificado. Ele é a primícia dos que dormem e dos que esperam nEle: "Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem" I Coríntios 15.20-21.

Quando Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, o declarou Filho de Deus em poder (Romanos 1.4). Quando Ele nasceu, Deus lhe deu o nome de Jesus, porque Ele é o salvador dos pecados do povo (Mateus 1.21). Quando Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, lhe deu um nome que está acima de todo nome (Filipenses 2.9-10). Após a ressurreição Ele passou a se chamar Jesus Cristo.  Deus fez de Jesus, Senhor e Cristo: "Saiba, pois, com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo" Atos 2.36.

A geração de Jesus no ventre de Maria foi uma determinação de Deus: "Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco" Mateus 1.22-23; como também sua morte e ressurreição estavam determinadas por Deus: "E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus" Atos 13.32.

Jesus veio para cumprir a promessa que Deus fizera a nós através dos seus profetas: "Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer" Atos 3.18. Jesus veio cumprir tudo o que estava escrito a respeito dEle na Palavra de Deus, item por item: "E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras" Lucas 24.25-27.

Cada passo de Jesus, cada milagre, cada palavra foram determinados pelo Deus Soberano: "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia" João 4.34 e 6.38-39. Não há nada que Ele tenha feito que não estivesse predeterminado pelo Deus Todo-Poderoso: "E, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado" Lucas 22.22. Continua...

Retornar