Dia 08 de novembro

 

 

PARTE IV

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

O próximo testemunho de fé que as Escrituras nos apresentam, é o de Abraão: "Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar; e daí também em figura ele o recobrou" Hebreus 11.8-10 e 17-19.

Primeiramente, o testemunho de fé de Abraão, nos ensina a maneira que os filhos de Deus devem viver neste mundo: como estrangeiros e peregrinos na terra. "Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria" Hebreus 11.13-14. O chamado de Abraão é o chamado para ir para a terra prometida, que hoje já a gozamos em Cristo: "Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas" Hebreus 4.9-10. Cristo é esse repouso de Deus para todo o sempre: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR, e envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado" Atos 3.19-20.

Abraão é a figura do Pai, a figura de Deus, e Isaque a figura de Cristo. No testemunho de fé de Abraão, o que podemos tomar como ensino em nosso caminhar cristão é que ele foi chamado amigo de Deus: "E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus" Tiago 2.23.

Uma vez justificados pela fé como Abel, e andando com Deus como Enoque, e anunciando o evangelho para os nossos e para o próximo como Noé, nosso viver cristão é para andar na presença de Deus: "Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito" Gênesis 17.1, como amigos de Deus e de Jesus Cristo: "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer" João 15.15.

Falamos do evangelho para os outros não como uma obra, como uma obrigação, mas porque cremos: "E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" II Coríntios 4.13. Deus não nos chamou para fazer obras, mas para sermos amigos dEle: "Leva-me tu; correremos após ti. O rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam" Cântares 1.4. "Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos! A minha alma está desejosa, e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo" Salmos 84.1-2. "O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" Salmos 25.14.

Como Abraão, que olhava firmemente para Jesus, o Senhor nos chama a andar na Sua Presença e sermos amigos dEle, entrarmos na Sua intimidade: "E desposar-te-ei comigo para sempre; desposar-te-ei comigo em justiça, e em juízo, e em benignidade, e em misericórdias. E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao SENHOR" Oséias 2.19-20. Amém.

Retornar