Dia 09 de novembro

 

 

PARTE V

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

O próximo testemunho de fé, daqueles que alcançaram um bom testemunho olhando firmemente para Jesus, é o de Isaque: "Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras" Hebreus 11.20. Isaque também foi uma figura de Cristo, tanto é assim que Deus mandou Abraão sacrificá-lo. Naquele sacrifício, Abraão viu o seu verdadeiro filho, ele viu Jesus, o Cordeiro de Deus que ia ser morto: "Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá" Gênesis 22.11-14. Disse Jesus: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se" João 8.56.

Isaque também recebeu por revelação a promessa em Jesus, tanto é assim que falou aos seus dois filhos sobre as coisas futuras. Pelas Escrituras, parece que Jacó usurpou a benção, mas ela não teria valido se Deus não a tivesse confirmado: "E eis que o SENHOR estava em cima dela, e disse: Eu sou o SENHOR Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência; e a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra; e eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado" Gênesis 28.13-15.

Essa promessa já tinha sido dada por Deus a Rebeca antes de Jacó nascer: "Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho. E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú" Romanos 9.9-13. Em Noé Deus mostrou a Sua Graça, em Jacó a Sua Misericórdia: "Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia" Romanos 9.14-15.

Muitos não entendem isto, até chamam Deus de injusto. Eles o acusam porque não entendem que a Graça de Deus é dada a todos, ela é um convite: "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando..." Tito 2.11-12, mas a eleição é segundo a Sua Misericórdia, e ela não dependem do homem, mas somente de Deus usá-la: "Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, de usar da sua misericórdia" Romanos 9.16.

Esaú é o testemunho da Graça dada, e que é desprezada pelos homens: "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus... E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura" Hebreus 9.15-16. Jacó é o testemunho da Misericórdia de um Deus grandioso: "Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós..." Romanos 9.23-24.

Isaque alcançou um bom testemunho pela fé, e abençoou seus filhos Jacó e Esau (veja que a Palavra coloca aqui na ordem certa), no tocante às coisas futuras, porque olhou firmemente para Jesus. Se você crê, é porque tem sido abençoado em Jacó, segundo a Sua Misercórdia e não em Esaú; caso contrário, você e eu teríamos vendido nosso direito por qualquer prato de guisado, ainda que abençoados em Jesus com a Sua Graça: "E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se" Lucas 14.17-18 .

"Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós" I Pedro 1.2-4. Amém.

Retornar