Dia 10 de fevereiro

 

 

"...a minha pregação, não consistiram em palavras

persuasivas de sabedoria humana...".

I Coríntios 2.4.

 

As palavras persuasivas da sabedoria humana levam o homem às emoções e não a fé. Elas são absorvidas apenas pela mente humana; são compreendidas pelo intelecto e não pelo Espírito de Deus. As coisas de Deus não podem ser compreendidas pelo mente natural, somente pelo Espírito de Deus: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus" I Coríntios 2.9-10.

Paulo era um homem culto, instruído aos pés de Gamaliel, doutor da lei da época; mas considerou tudo aquilo como refugo: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo" Filipenses 3.7-8; para que em tudo, Cristo fosse engrandecido nele: "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte" Filipenses 1.20.

Deus nos ensina que a Sua Palavra se basta. Ela tem poder em si mesma, e é vivificada pelo Espírito. Usar de palavras persuasivas fará do ouvinte uma pessoa emocionada, mas morta espiritualmente; a sua fé, estará apoiada na sabedoria dos homens e não no poder de Deus: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus" I Coríntios 2.4-5. "...Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto" Apocalipse 3.1.

Todo cristão que verdadeiramente nasceu de novo está apto para anunciar o evangelho. Toda nova criatura, aquele em quem Cristo vive, exala em todo lugar o perfume do seu conhecimento; nos que se salvam e nos que perdem: "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem" II Coríntios 2.14-15.

Deus nos ensina com isso, que não é necessário ser sábio, nem ser forte e capaz para anunciar a Palavra dEle. Precisamos apenas crer que ela é poderosa para fazer o que apraz a Deus: "Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder" I Coríntios 4.20.

Isto nos traz um alento muito precioso, e uma ousadia para anunciar o seu evangelho. Deus nos faz saber que são os fracos, os desprezíveis, os que não são que Ele escolheu para esta tarefa: "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.27-29.

Precisamos estar em Jesus, e não ser pessoas capazes humanamente falando, para anunciar a Palavra de Deus: "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" Atos 4.13. Não necessitamos de diploma, mas estar em Cristo, e andar no Espírito. Amém. 

Retornar