Dia 10 de julho

 

 

"... tão somente confirme o Senhor a sua palavra".

Provérbios 4.18.

 

Ana era estéril e tinha pedido ao Senhor um filho, em seguida fez uma promessa ao Senhor caso fosse ouvida: "E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha" I Samuel 1.11. Deus lhe concedeu o filho, e nesta passagem das Escrituras que iniciamos, Elcana marido de Ana concedeu a ela um outro pedido: "E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre", mas em seguida lhe disse: "E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou" I Samuel 1.21-23.

Sempre quando o Senhor nos corrige e leva-nos a um arrependimento, pela contrição de espírito fazemos a Ele promessas de andarmos em obediência. Depois é necessário que cumpramos a nossa promessa, porque Deus nos envia a Sua Palavra, não somente para a ouvirmos, mas para que andemos por ela: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos... Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito" Tiago 1.22 e 25.

Para muitos o conhecimento da Palavra de Deus é mais importante do que a vida, mas não para o Senhor: "Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei" I Samuel 15.22-23. O Senhor deseja para nós a vida e não a letra: "O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica" II Coríntios 3.6

O Senhor nos disciplina porque nos toma por filhos, e seu propósito é que sejamos filhos obedientes, participantes da Sua Santidade: "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver" I Pedro 1.13-15.

Esta obediência não está em esforçar-nos por agradar e cumprir a Sua Palavra, mas está em Cristo que é a nossa vida. É vivendo e andando no Espírito de Cristo que cumpriremos toda a Sua vontade: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei" Gálatas 5.22-23. É no viver em Cristo que está tudo o que é agradável à sua vista: "Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém" Hebreus 13.21.

O filho obediente é verdadeiramente aquele que ama a Deus: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade. E nisto conhecemos que somos da verdade, e diante dele asseguraremos nossos corações; sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o nosso coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista. E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento. E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado" I João 3.19-24.

Jesus ainda nos diz: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele... Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou." João 14.21 e 24. Este é o amor de Deus: que o obedeçamos; e os seus mandamentos não são penosos: "Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados" I João 5.2-3.

Quando formos corrigidos pelo Senhor, e nos arrependermos, e confessarmos a nossa culpa, tão somente cumpramos ao Senhor aquilo que lhe prometemos: "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia" Provérbios 28.13.

Estejamos conscientes que a salvação se mostra não somente pela fé, mas pelas obras de fé: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.  Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta? Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque? Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" Tiago 2.19-26. Amém.

Retornar