Dia 10 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte IV

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

DEUS COMO O SENHOR

 

Desde o princípio Deus tem se revelado aos seus como o Todo-Poderoso, porque tudo é estabelecido e feito conforme a Sua própria vontade, conselho e poder: "O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança" Salmos 25.14. Quanto àqueles que não reconhecem a Sua Soberania, Deus se dirige desta maneira: "Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e astutos em seu próprio conceito" Isaías 5.21.

Precisamos estar abertos de todo o nosso coração para receber a Palavra com mansidão, porque Ele é o Senhor. Senhor é aquele que é dono. Ele criou tudo e então passou a ser Senhor de tudo e de todos. Se por qualquer motivo começarmos a questioná-Lo, colocando nosso raciocínio ao invés de olharmos para Ele e a Sua Palavra, ficaremos no meio do caminho. Não podemos limitar Deus com o nosso raciocínio; precisamos saber qual é a sua altura, e a largura, e o comprimento, até que sejamos cheios da inteira plenitude de Deus (Efésios 3.18-19).

Todos os que saíram do Egito, com exceção de 2 pessoas, não entraram na terra que Deus tinha prometido de lhes dar. E não puderam entrar por causa da sua incredulidade. A mesma Palavra que foi pregada a eles também tem sido pregada a nós, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé naqueles que a ouviram (Hebreus 3.19, 4.2).

Que o Senhor não ache em nós um coração perverso de incredulidade como encontrou naqueles. Deixemos de lado os nossos conceitos baseados no nosso próprio entendimento, e comamos da sua carne e bebamos do seu sangue. Porque verdadeiramente a sua carne é comida, e o seu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a sua carne e bebe o seu sangue permanece nEle e Ele em nós (João 6.55-56).

Deus é uma profundidade de riquezas, tanto de sabedoria como de conhecimento. Se naquilo que em parte conhecemos e em parte profetizamos se tornar motivo de controvérsia, que será da Sua plenitude? O que nunca devemos esquecer, é que justiça e eqüidade são a base do Seu trono. Se alguma coisa que Deus nos concede conhecer da Sua Divindade, traz ao nosso coração dúvidas sobre a justiça e a retidão de Deus, essa voz não é a de Deus, mas a voz da tentação.

Lembremos sempre deste episódio: "Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, os vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal" Gênesis 3.5. Esta é a tentação para trazer dúvidas do amor e da fidelidade de Deus para conosco, bem como da Sua justiça e retidão. Lembremo-nos sempre que os caminhos do Senhor são justos; Deus é fiel e sem iniquidade; justo e reto é Ele (Deuteronômio 32.4).

Bem, vamos caminhar para não parecer que estou me tornando advogado de Deus. Ele não precisa. O prejuízo é somente daqueles que não crêem. Eu sei que  muitas são as maravilhas que Ele tem operado e os seus pensamentos para conosco. Eu gostaria de anunciá-los e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar (Sal 40.5).

Amados, busquemos revelação do Senhor em cada atributo, e não passe adiante até que isto seja colocado pelo Espírito em nosso coração. Não fiquemos apenas com a leitura desta letra. Estamos na era da velocidade, mas aquilo que diz respeito a Deus, um dia são como mil anos, e mil anos como um dia. Mas vale um dia nos seus átrios, do que em outras partes mil (Sal 84.10). Quem crê não se apresse (Isaías 28.16). Lembremos também que temos a vida eterna, e estamos apenas começando nela.

Que Deus abra os olhos do meu e do seu entendimento, e nos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dEle (Efésios 1.17). Que o Senhor tenha misericórdia de nós e faça que olhemos para a Sua Pessoa sempre, e não para as suas coisas. O povo de Israel ficou com os feitos de Deus, e Moisés com a Sua Glória. Ele é o Senhor, o Criador de todas as coisas, mas a obra é para os seus servos, a Sua Glória é para os seus filhos (Sal 90.16). Que o nosso anseio, seja o mesmo de Moisés quando disse: "Senhor, mostra-nos a Sua Glória".

É fato, existe uma obra gloriosa, a obra de um Deus Criador, e um Senhor de todas as coisas. Ele é o Senhor, o dono de todas as coisas, mas não é a obra que é digna de honra, nem aquele que a recebe, mas Aquele que é o Arquiteto e Edificar de todas as coisas: "quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou. Porque toda a casa é edificada por alguém, mas quem edificou todas as coisas é Deus". O Senhor é quem fundou todas as coisas; Ele é que é o Senhor de tudo, e não o homem (Hebreus 3.3-4, 8.1-2).

A obra foi realizada com um fim. Este fim é que conheçamos a Deus e seu Filho Jesus Cristo. Antes que Ele se tornasse o Senhor de todas as coisas, Ele já era Deus, o Deus Todo-Poderoso. Não se atrase mais em conhecê-lo. Quanto a obra, tudo já está consumado. Ele fez por nós todas as nossas obras (Isaías 26.12): "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera" Isaías 64.4.

Que nunca ouçamos dEle essas palavras: "A tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheces?" João 14.9. "A mim me deixaram, o manancial das águas vivas" Jeremias 2.13. "Desprezaram o Santo de Israel", "...não fizeram dEle caso algum" Isaías 53.3, "...deixaram de olhar para o Senhor" Oséias 4.10. Esta exortação não é só para você, mas para mim também, e que o Espírito me faça lembrar sempre disto, para que também eu não seja tentado (Gálatas 6.1). Amém.

Retornar