Dia 10 de março

 

 

"Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos...".

Lamentações 5.21.

 

Quando olhamos para o texto de Atos 3.19, que diz: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor", achamos que essas duas experiências se dão ao mesmo tempo. É verdade que Deus nos chama que a tenhamos simultaneamente, mas elas não se dão verdadeiramente em nós. O arrependimento é uma mudança de mente, para que sejam apagados os nossos pecados.

Para que o arrependimento seja legítimo, precisamos recebê-lo de Deus: "Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade" II Timóteo 2.25. "E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida." Atos 11.18.

O arrependimento é uma necessidade para todo pecador que quiser viver para Deus, mas nesta meditação queremos falar sobre a conversão de alguém que teve um arrependimento e que seus pecados foram apagados. Não há mais dívida, estamos em paz com Deus pela fé em Jesus Cristo. O arrependimento se dá no ato da regeneração, mas a conversão pode durar muito tempo depois da regeneração.

Como nos ensina o Livro de Cantares de Salomão, no princípio da nossa vida cristã somos extremamente egoístas e soberbos, só vendo a nós mesmos. Depois isto se inverte, mas no fim só fica o Senhor e o seu amor por nós. O Espírito glorifica a Pessoa de Cristo, e Deus Pai continua a revelar seu Filho em nós. O Senhor nos ensina que tudo foi feito por Ele e para Ele, e que sem Ele, nada do que foi feito se fez (João 1.3).

É revelado que Cristo é a nossa vida, mas ainda buscamos os nossos próprios interesses (Filipenses 2.4 e 11). Pensamos e buscamos as coisas que são aqui da terra (Colossenses 3.1-2). Gloriamos-nos nas bênçãos recebidas e a tomamos para nós (I Coríntios 4.7). Assumimos ministérios e títulos que pertencem a Ele (II Coríntios 10.12-18). Colocamos tropeços ou escândalos julgando ou desprezando os irmãos (Romanos 14.13), enfim, vivemos para nós mesmos.

É necessário que convertamo-nos a Deus, porque foi para isto que Cristo morreu e tornou a viver: "Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos" Romanos 14.7-9.

Necessitamos conhecer a Jesus como o Senhor. Como nossa vida, mas o confessarmos como Senhor e Cristo (Atos 2.36). Morremos não para vivermos para nós mesmos, mas para o nosso Senhor: "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" II Coríntios 5.15.

Morremos com Ele para sermos dEle e não Ele ser nosso: "Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus" Romanos 7.4, para vivermos para Deus: "Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.19-20.

Temos agora que nos converter ao Senhor e lhe entregar todas as coisas: nossa vida, nossos bens, nossa família, nossos ministérios e títulos, a Igreja do Senhor e todas as coisas. Não somente de boca, mas em verdade. Somos dEle, e foi por um bom preço que fomos comprados: "Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus" I Coríntios 6.20.

É necessário que nos convertamos ao Senhor, mas até isto não somos capazes. Vejamos por nós mesmos e iremos constatar que sabemos disso, mas não o fazemos verdadeiramente. Desde o princípio temos sido instruídos pelo Espírito a nos convertermos ao Senhor, mas somos egoístas demais. Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos converta a Ele.

Converte-nos a ti Senhor e seremos convertidos. Opera radicalmente Senhor em nós a obra da tua cruz. Que sejamos achados nEle, não tendo nada de nós mesmos. Para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição, e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a Ele na sua morte: "Leva-me tu; correremos após ti." Cantares 1.4. Amém. 

Retornar