Dia 10 de novembro

 

 

PARTE VI

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

O próximo testemunho de fé, daqueles que olharam firmemente para Jesus, no Livro de Hebreus é o de Jacó: "Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão" Hebreus 11.21. Jacó foi o pai das doze tribos de Israel: "Todas estas são as doze tribos de Israel; e isto é o que lhes falou seu pai quando os abençoou; a cada um deles abençoou segundo a sua bênção" Gênesis 49.28. A partir de Jacó, Deus não mais andava com um homem, mas com um povo, o povo de Israel (novo nome de Jacó): "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito, que saíram dos seus lombos, fora as mulheres dos filhos de Jacó, todas foram sessenta e seis almas. E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, eram setenta" Gênesis 46.26-27.

Como vimos anteriormente, Abraão andou com Deus e foi chamado amigo de Deus. Esse é um testemunho para o nosso viver cristão, bem como todos os que já vimos. Agora em Jacó Deus tinha um povo, um rebanho. Foi através de Jacó que Deus começou a manifestar-se como o Pastor: "E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia...)" Gênesis 48.15 *CMTHG.

O testemunho de fé de Jacó, para nós cristãos, é olhar firmemente para Jesus e o conhecer como o nosso Pastor: "Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas" I Pedro 2.25, aquele que primeiramente deu a Sua vida por nós: "Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas" João 10.11, e que agora cuida desse rebanho: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão" João 10.27-28.

O verdadeiro cristão, é aquele que foi lavado no sangue do Cordeiro, anda com Deus, é seu amigo, e também o tem conhecido como o seu Pastor, o verdadeiro Pastor que não falta. Ele nos tem dado do seu pasto verdejante, nos têm guiado mansamente às águas de descanso, e refrigerado a nossa alma. Ensina-nos, e consola-nos no tempo da angustia; um socorro bem presente. Ele endireita as nossas veredas e nos faz andar pela sua justiça.

Em toda e qualquer situação Ele está conosco, não nos deixa e não nos desampara. Mesmo na disciplina, sabemos que o Bom Pastor tem um propósito bendito. Ainda que o leão ande ao derredor, bramando e rugindo, buscando a quem possa tragar, Ele nos dá de comer, nos deixa confiantes. Certamente, a Sua fidelidade, a sua bondade e a sua misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida, e depois, quando findar os nossos dias, temos dEle uma moradia reservada nos céus; uma morada eterna. Amém.

Retornar