Dia 11 de março

 

 

"Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram

as suas mãos para o bem".

Neemias 2.14.

 

Se olharmos para a nossa situação, a que se encontram os cristãos nos dias de hoje, não teremos uma visão diferente de Neemias quando entrou em Jerusalém e viu o seu triste estado: "E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo. E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado" Neemias 2.13-14.

A Igreja do Senhor perdeu a sua característica principal que é a centralidade de Cristo e nEle a Glória de Deus. O pior é que trocaram por aquilo que não tem nenhum proveito: "Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito" Jeremias 2.11.

O altar do Senhor está derribado. Deixaram a Sua Palavra e ajuntaram para si mestres segundo os seus desejos (II Timóteo 4.3-4). As portas estão queimadas, os muros e antemuros derribados. Os edificadores O tem rejeitado (I Pedro 2.7). Conformamos-nos com o mundo e nos unimos a mulheres estranhas - Aquela que não é a Igreja, a noiva de Cristo.

O testemunho do Senhor foi transformado em testemunho da divisão. Estamos fracos, enfermos e outros que já dormiram em conseqüência disso (I Coríntios 11.29-30). Será que é possível restaurar tudo isto? Se buscarmos recursos em nós mesmos para mudarmos esta situação, iremos constatar que será impossível.

Para nós parece impossível. Isto porque não cremos que para Deus tudo é possível. Não cremos que nenhuns dos seus propósitos poderão ser frustrados: "Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?" Isaías 14.27. Ele apresentará para si uma Igreja gloriosa, sem mácula nem ruga, mas santa e irrepreensível: "Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" Efésios 5.27.

Para isto Ele está despertando o espírito de homens e mulheres para subirem a edificar a Sua Casa (Esdras 1.5). Preparando o coração de homens hábeis nas Escrituras, e que sejam segundo o Seu coração, para que ensinem o povo: "Este Esdras subiu de Babilônia; e era escriba hábil na lei de Moisés, que o SENHOR Deus de Israel tinha dado; e, segundo a mão do SENHOR seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira. Porque Esdras tinha preparado o seu coração para buscar a lei do SENHOR e para cumpri-la e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos" Esdras 7.6 e 10.

 Também homens capacitados para repararem aquilo que está destruído (Neemias 3).

O Senhor consagrará todo o seu povo. Todo o povo irá chorar quando ouvir as Suas Palavras. Iremos nos arrepender  e confessar a nossa culpa; firmaremos um pacto: "Agora, pois, façamos aliança com o nosso Deus de que despediremos todas as mulheres, e os que delas são nascidos, conforme ao conselho do meu senhor, e dos que tremem ao mandado do nosso Deus; e faça-se conforme a lei" Esdras 10.3.

Todos os que tremerem se ajuntarão e se santificarão ao Senhor, desfazendo-se de toda sociedade, conformidade com o mundo e com as obras infrutuosas das trevas (Esdras 10). "Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso" II Coríntios 6.17-18.

Ele é justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; pois em tudo procedeu fielmente, mas nós perversamente (Neemias 9.33). Ouçamos a sua voz. Arrependamo-nos, levantemo-nos e edifiquemos. Esforcemos as nossas mãos para o bem. Amém. 

Retornar