Dia 11 de novembro

 

 

PARTE VII

"Olhando firmemente para Jesus,

autor e consumador da nossa fé...".

Hebreus 12.2.

 

O próximo testemunho de fé, daqueles que o alcançaram em sua carreira, porque olharam firmemente para Jesus, é o de José: "Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos" Hebreus 11.22. José com esta fé, profetizou para os filhos de Israel, a libertação do cativeiro do Egito, e pediu para eles levarem os seus ossos de volta para Canaã. Para nós é uma profecia da nossa ressurreição, que nem nossos ossos ficarão enterrados aqui: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" Lucas 24.39. "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" Filipenses 3.20-21.

No testemunho de fé de José, que olhou firmemente para Jesus, e que nos serve de exemplo, não é somente da fé em nossa ressurreição, mas é do sofrimento dele em favor do povo. José sofreu tudo aquilo, mas entendeu que Deus tinha um propósito através dele, de cuidado com o Seu povo: "Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito" Gênesis 45.5-8.

Podemos crer na obra redentora de Jesus Cristo, de andar com Deus, ser amigo dEle, conhecê-lo como nosso pastor, mas se não vermos o seu povo, e não sofrermos com Ele: "Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele... E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados" Filipenses 1.29 e Romanos 8.17, teremos apenas uma vida cristã egoísta: "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria" Hebreus 10.25 e Provérbios 18.1.

Abel, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó, dão testemunho de fé, de uma vida cristã pessoal com Deus, olhando para a Pessoa de Cristo, mas José nos ensina que olhando para Jesus, Ele nos leva também a ver o Seu povo, a Sua Igreja: "Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus" Colossenses 1.24-25.

O testemunho de José é um testemunho bendito do sofrimento pelo povo. Não podemos pensar apenas em ter nossa vida cristã pessoal com Deus e desprezar o Seu povo, a Sua Igreja: "Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna" II Timóteo 2.10. Mas para isso é preciso renunciar a tudo quanto possuímos, até a própria vida: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" Lucas 14.26 e 33.

José alcançou um bom testemunho de fé, porque olhou firmemente para Jesus. Não é possível olharmos para Jesus e não vermos a Sua noiva sendo preparada como virgem pura: "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo" II Coríntios 11.2, e não nos dispormos para sermos participantes do evangelho: "Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele" I Coríntios 9.10 e 23.

Na meditação do dia 26 de outubro falamos sobre esse sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. José a princípio, não entendeu as visões que Deus tinha lhe dado; ele soube depois do Seu propósito e se regozijou nEle. Agora Isaías, quando viu o Senhor disse: "Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; e com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado. Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim" Isaías 6.5-8.

Olhemos firmemente para Jesus e falemos a Ele: Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim. Amém.

Retornar