Dia 12 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte VI

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A SANTIDADE DE DEUS

Antes de olharmos para alguns versículos - e são muitos -, que nos revelam este atributo de Deus, precisamos compreender o que significa ser santo. Ser santo, é ser separado inteiramente. Este é o sentido da Santidade de Deus; Ele se separou inteiramente para nós, para o Seu Filho e os seus filhos; para o seu povo. Todo o seu pensamento, todas as suas ações, toda a sua vida, esteve, está, e sempre estará inteiramente separada para os que são seus: "Pois, que nação há tão grande, que tenha deuses tão chegados como o SENHOR nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?" Deuteronômio 4.7.

É muito importante termos revelação clara em nossos corações sobre a Sua Santidade, pois, se Deus é Santo, Ele não está agindo, pensando, ou preparando algo para si mesmo neste momento, mas para o Seu Filho e para nós, porque a Sua Santidade o faz inteiramente separado para os seus filhos: "Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor? Quem é como tu poderoso em santidade, admirável em louvores, operando maravilhas? Na tua beneficência guiaste o povo que remiste; na tua força o conduziste à tua santa habitação" Êxodo 15.11-13. "Ninguém há Santo como o Senhor, não há outro fora de ti" I Samuel 2.2. "Deus está assentado sobre o trono da Sua Santidade" Sal 47.8.

Verdadeiramente não há nenhum deus, e não há outro que se separou para o seu povo como o nosso Deus. Os outros deuses (que nunca foram deuses) escravizavam os homens, até pediam os seus filhos em sacrifícios. Mas o nosso Deus fez ao contrário, nos livrou da escravidão e deu o seu próprio Filho para morrer por nós. Por isso, Ele é o único que pode ser chamado verdadeiramente de Santo: "Contudo tu és Santo, entronizado sobre os louvores de Israel" Sal 22.3. Se Ele não poupou o seu próprio Filho, como não nos dará com Ele todas as coisas? (Romanos 8.32).

Não há maior testemunho dessa Santidade de Deus do que o Espírito Santo. O próprio nome indica o seu propósito: O Deus em Espírito, totalmente separado e resignado a favor do Seu Filho e de seu povo: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" João 14.26. Deus pelo seu Espírito, é Santo, e está vivendo em nós, totalmente separado para nos ensinar todas as coisas, conduzir-nos a toda verdade, guiar-nos e guardar-nos como Sua possessão adquirida: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória" Efésios 1.13-14.

É muito preciosa a Santidade de Deus. Quando recebemos revelação de que Ele é Santo, nosso coração descansa. Sabemos que nada foge ao seu controle. Nada acontece sem que Ele saiba. Descansamos porque sabemos que Ele se separou totalmente para nós. Ele é Santo e não deixará que nada nos aconteça que não seja da sua vontade soberana.

Creiamos na Sua Santidade. Não podemos com a nossa incredulidade limitar essa Santidade de Deus como fizeram o povo de Israel: "Quantas vezes o provocaram no deserto, e o entristeceram na solidão! Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel. Não se lembraram da sua mão, nem do dia em que os livrou do adversário" Salmos 78.40-42.

Agora, quando o Senhor exige que sejamos santos como é Ele santo, é que deseja que sejamos separados para Ele como Ele é para nós. A revelação dessa Santidade, da separação de Deus para nós, nos é muito necessária, porque por ela constatamos que ainda estamos apegados e separados em tantas coisas, buscando os nossos interesses e não Àquele que separou tudo e todo o seu Ser para viver para nós: "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo" I Pedro 1.13-16.

Por isso é que Ele ainda nos adverte quando diz: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso" II Coríntios 6.14-18.

A verdade é que temos um Deus tão separado para nós, que não poupou nada, nem nada poupará para cumprir o seu desejo de amor por nós. Hoje Deus tem se manifestado como Santo a nós, e Ele também nos fez santos pelo novo nascimento, separados para Ele. Este não é um propósito atual, mas veio antes da fundação do mundo: "Que nos chamou e nos salvou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo antes dos tempos eternos" II Timóteo 1.9.

A Palavra em Apocalipse 4.8, mostra Deus três vezes Santo. Santo no desejo antes da fundação do mundo de criar-nos para Ele e Ele ser o nosso Deus e Pai. Santo por estar separado totalmente para o seu povo, e isto Ele deu testemunho nos enviando o Seu Filho Jesus; e Santo por Ele estar nos preparando lugar, para que onde Ele estiver, estejamos nós também pela eternidade.

Não temos como mensurar esta santidade, mas podemos contemplar a Sua Santidade para conosco, pois, tudo o que Deus fez, está fazendo e irá fazer, não será para Ele, mas para o Seu Filho Jesus e para nós: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é, e que há de vir". Este é o nosso Pai, o Pai daqueles que crêem, que só pensa em nós, vive para nós, se dar por nós. Bendito seja o Santo dos santos, desde hoje e para o todo sempre. Amém!

Retornar