Dia 13 de agosto

 

 

"...fazei isto em memória de mim".

Lucas 22.19.

 

Jesus disse isso antes da sua morte, na festa da páscoa, quando reuniu os seus discípulos num cenáculo. Ele estava preanunciando o seu sacrifício, e estava dando aos seus discípulos e a nós um grande ensinamento. Ele já tinha ensinado anteriormente àquela mulher samaritana que a adoração dos seus pais no monte e no templo dos judeus em  Jerusalém não era uma verdadeira adoração (João 4.20). Jesus estava ensinando a eles e a nós com essas passagens das Escrituras como Ele queria que nos reuníssemos a partir daquele dia: como uma família, numa sala de uma casa, lembrando dEle e da sua morte até que Ele voltasse.

O ensino precioso de Jesus é que ele promoveu essa reunião numa casa, desmistificando assim a necessidade de um templo para adorá-lo (Lucas 22.8-12). Ele queria também nos ensinar que seus discípulos podem se reunir como uma família; que as reuniões fossem para festejá-lo, crendo na Sua Presença em Espírito; trazendo em memória a sua obra redentora e clamarmos: Maranata! "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles" Mateus 18.20.

Todas as vitórias que Deus dava a Israel terminavam em festa. Não há maior vitória para nós que somos o seu povo, do que o triunfo no sacrifício de Cristo e na sua ressurreição. Por isso, é condenável para Deus que nos reunamos só para comer e beber, como faziam os da Igreja de Corínto (I Coríntios 11.17-22), ou nos reunamos sem revelação do corpo de Cristo, de Sua Igreja.

É tão preciosa e santa esta comunhão, que se houver alguma questão entre irmãos, e esses tomam a Ceia do Senhor sem o discernimento do Corpo de Cristo, isto pode trazer fraqueza, enfermidades e até morte para o nosso meio: "Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do SENHOR. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem" I Coríntios 11.26-30.

O homem transformou esta festa num ritual; trouxe para os cultos da Igreja de Deus o que tem nenhum valor: templos, doutrinas, sacerdotes, músicas, obras e etc..., e desprezou o que tem de mais importante no Reino de Deus que é: o amor, a fé, a misericórdia, a simplicidade, a comunhão, a justiça, a paz, e a alegria no Espírito Santo (Romanos 14.17).

 O Senhor tem nos chamado para restaurar-lhe o verdadeiro culto. Na simplicidade e na pureza que há em Cristo.  Ainda há alguns que não se contaminaram ou que foram libertos de tal contaminação. Esses são os que andam de branco diante do Senhor. Que o Senhor nos faça sermos fiéis em sua memória. Amém.

Retornar