Dia 14 de janeiro

 

 

"...hoje vimos que Deus

fala com o homem...".

Deuteronômio 5.24.

 

Quando dizemos que Deus nos disse algo, ou que Ele nos falou, a princípio parece arrogância. Exaltar-se é a pior coisa que o homem pode fazer diante de Deus: "Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão" Salmos 19.13. Tudo o que dizemos ou fazemos, tem que ser para a Glória dEle: "E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" Colossenses 3.23-24.

Quando proferimos alguma palavra, a estamos proferindo diante de Deus (Eclesiastes 5.2). Saber que Deus fala com o homem é primordial para a vida cristã. Em toda a Escritura Deus deixou testemunho que Ele fala com os homens: "E dissestes: Eis aqui o SENHOR nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este permanece vivo" Deuteronômio 5.24.

Ninguém jamais viu a Deus. Ninguém pode ter comunhão com Deus, esperando que Ele manifeste algum tipo de aparição, ou sentindo calafrios. No Éden, Adão não viu Deus em forma alguma, mas em Espírito. O que Adão conheceu de Deus foi a sua voz. Essa é a maneira que Deus tem comunhão conosco, pela sua voz. Esta é a maneira como devemos contemplá-Lo: "Face a face o Senhor falou conosco no monte, do meio do fogo. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo..." Deuteronômio 5.4 e Êxodo 33.11. Por que: "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" João 4.24.

Se você não ouve a Deus, peça a Ele que abra os seus ouvidos espirituais para que você o conheça e o ouça. Jesus já realizou uma obra de reconciliação naquela cruz: "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação" II Coríntios 5.18-19.

Hoje Deus nos coloca no ministério da reconciliação. Esse ministério é avisar aos homens que não há mais nada que nos separa de Deus. Podemos entrar com ousadia no santíssimo lugar, à presença do próprio Deus, para conhecê-Lo e ouvi-Lo: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa" Hebreus 10.19-22.

Não precisamos mais ir a algum lugar para cultuar a Deus e ouvir de outra pessoa a  Sua Palavra. Ninguém mais precisa buscar a Palavra de Deus em algum lugar, porque ela não está longe de nós: "Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprirem" Deuteronômio 30.11-14.

Ouça ao Senhor. Se achegue a Ele, porque ele te recebeu em Cristo: "...amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias..." Deuteronômio 30.20. Quem nos faz ver e entrar no Seu Reino é o próprio Deus: "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" João 3.5. Uma vez no Seu Reino, não há mais impedimento algum de ouvir e ser ouvido por Deus.

Há muitas vozes no mundo como diz a Palavra de Deus (I Coríntios 14.10), mas há uma voz que é inconfundível. Essa voz é a de Deus, nosso Pai; e de Jesus nosso Mestre: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mateus 11.28-29. "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem" João 10.27.

O que ouvimos de Jesus e do Pai, isso falamos: "O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3. Se você crer e ouvir a Jesus e o Pai, também irá falar sem receio algum que Deus fala com você e fala com todos os seus filhos: "E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" II Coríntios 4.13. Amém.

Retornar