Dia 15 de janeiro

 

 

"...A palavra está junto de ti, na tua

boca e no teu coração...".

Romanos 10.8.

 

Se fizermos esta pergunta: - Onde está a Palavra de Deus? A resposta da grande parte dos autodenominados cristãos seria: - Na bíblia. Outra resposta que facilmente encontraríamos é: - Na boca dos pregadores. Houve um período na história da igreja, que o acesso às Escrituras era proibido. Os leigos não podiam sequer manusear a bíblia. Diziam que somente os sacerdotes tinham a capacidade de interpretá-la. Essa é a doutrina dos nicolaítas que Jesus abomina: "Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio" Apocalipse 2.15.

Esta doutrina, muito difundida até os nossos dias, ensina aos quatro cantos do mundo, que o homem necessita de pessoas superiores, espirituais para ensinar a Palavra de Deus; mas não é assim que Deus nos ensina. Ele diz: "Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo.) Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo.) Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos" Romanos 10.6-8.

Quando uma pessoa é regenerada por Deus, seu coração e espírito são trocados: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne" Ezequiel 36.26. Com esse novo coração, Cristo passa a viver em nós pelo seu Espírito: "E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" Ezequiel 36.27.

Uma vez nascidos de novo, não vivemos mais na carne, na nossa  capacidade e sabedoria humana, mas vivemos no Espírito: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" Romanos 8.9. Cristo em nós é o Verbo, a Palavra de Deus viva: "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada); o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.1-3.

O texto que iniciamos, de Romanos 10, dos versos 6 a 8, também diz o mesmo. Deus nos ensina em Sua Palavra que não necessitamos mais pedir para que alguém atravesse terra e mar para buscar a Palavra de Deus para nós. Nem necessitamos que alguém suba ao céu para trazê-la. Deus diz que se alguém está em Cristo é uma nova criatura (II Coríntios 5.17), é gerado de novo de semente incorruptível (I Pedro 1.23), e a Palavra está escrita em seus corações: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; e não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior" Hebreus 8.10-11.

Antes de Cristo vir, Deus falava pelos profetas, mas hoje Ele nos fala pelo Filho, a Palavra Viva, que está impressa no coração de todo aquele que crê: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" Hebreus 1.1. Não há nenhum lugar nas Escrituras, onde Deus ensina que devemos buscar a Palavra dEle na boca de alguém, porque ela estará na boca e no coração daquele que crê. É para buscarmos a Deus; e o que vem pelo ouvir da Palavra, é a fé (Romanos 10.17). E todo aquele que crê com o coração, confessa com a boca: "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido" Romanos 10.10-11.

Se você ainda não tem a Palavra de Deus escrita em seu coração, não se satisfaça apenas ouvindo-a pela boca de outrem, ou lendo a bíblia; peça a Deus que mude o seu coração, e imprima a Palavra Viva nele: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. E é por Cristo que temos tal confiança em Deus" II Coríntios 3.3-4.

Assim, você não será mais um mero ouvinte ou leitor. Depois, falar com a sua boca da Palavra de Deus que estará em seu coração, será uma conseqüência natural: "E temos, portanto, o mesmo espírito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei; nós cremos também, por isso também falamos" II Coríntios 4.13. Amém.

Retornar