Dia 15 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte VIII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A EXCELSITUDE DE DEUS

 

Deus é Excelso, Ele está exaltado acima de todos os céus. As Escrituras nos revela esta excelsitude de Deus no Salmo 113 verso 4 quando diz: "Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus". O limite para toda a sua criação são os céus, mas não há limites para a glória de Deus, porque Ele é Excelso, e a Sua Glória está acima de todos os céus.

A Supremacia de Deus o coloca acima de todos os céus, reinando sobre tudo e sobre todos. A excelsitude de Deus mostra que a Sua Glória excede a todos os céus, e é exaltada por toda a sua criação, acima de todos os deuses: "Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra; tu és sobremodo exaltado (Excelso) acima de todos os deuses” Salmo 97.9. "Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados... Louvem o nome do SENHOR, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu" Salmos 148.1-5, 13.

Deus é Excelso, e a altura da Sua Glória é infinita. Como é com os outros atributos de Deus, ainda não podemos compreendê-la claramente, mas podemos crer. Nesta posição de Glória, o Senhor é chamado de “El yôn”, isto é, o Deus Altíssimo: "Pois o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés" Atos 7.48-49. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" Salmo 91.1.

Apesar da distância que há entre a grandeza de Deus e a pequenez dos homens, mesmo assim Ele atentou para nós, humildes pecadores: "Ainda que o Senhor é excelso, contudo atenta para o humilde" Salmo 138.6. A finalidade da revelação a nós da Sua Excelsitude, é para nos mostrar que Ele está acima de tudo e de todos, acima dos mais altos céus, nas infinitas alturas, e nós no pó: "Pois Ele conhece a nossa estrutura, e sabe que somos pó" Salmo 103.14. Somente vendo que Ele é Excelso, podemos ver a nossa real situação: "Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece" Tiago 4.14.

Pensar que somos alguma coisa é falta de conhecimento que Deus é Excelso. É completa soberba, e só serve para Deus resistir a nós: "Eis que as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde, e como o pó miúdo das balanças; eis que Ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima. Todas as nações são como nada perante Ele; são por Ele reputadas menos do que nada, e como coisa vã. A quem, pois, podeis assemelhar a Deus (Altíssimo)? ou que figura podeis comparar a Ele?" Isaías 40.15-18.

Deus não está com isto querendo rebaixar o homem, mas colocá-lo em seu devido lugar. O pecado fez com que o coração do homem se exaltasse, e não considere Deus como o Altíssimo. O pecado também o tornou cego para ver que ele, o homem, não é nada, que é semelhante a um sopro: "Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem para que o consideres? O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa. Abaixa, ó Senhor, o teu céu, e desce!" Salmo 144.3-5. "Quem é semelhante ao Senhor nosso Deus, que tem o seu assento nas alturas, que se inclina para ver o que está no céu e na terra?" Salmo 103.5-6. Esta é uma expressão bendita na Palavra que revela a Sua Excelsitude e nos coloca em nosso devido lugar. Para ver o que está no céu Ele tem que se inclinar. Que diremos então da terra?

A Glória de Deus é tão exaltada, que Deus para se assemelhar a nós pecadores, precisou se esvaziar completamente dela. Depois de estar completamente vazio, precisou ainda se humilhar e tomar a forma de homem, e ainda se tornar maldição para poder chegar onde estávamos: "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" Filipenses 2.6-8. A Palavra de Deus compara a nossa situação, como um poço profundo, com lama até o pescoço: "Também me tirou duma cova de destruição, dum charco de lodo" Salmos 40.2.

Jesus é o Deus esvaziado da Sua Glória. Ele desceu dos céus e foi lançado no abismo, às partes mais baixas da terra. Mas Aquele que desceu, é o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas (Efésios 4.10): "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai" Filipenses 2.9-11.

Nabucodonozor é a figura da soberba do homem pecador, pois, quando Deus o exaltou sobre a terra (que já tem certa altura, ainda que seja sobre os escabelos dos seus pés), ele se exaltou, e quis ser semelhante ao Altíssimo, ao Deus Excelso, sendo que não era nada: "subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo disse Deus, levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo" Isaías 14.14-15. Esta profecia se cumpriu, e ele foi expulso do meio dos homens, comeu erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que conhecesse que o Altíssimo tinha domínio sobre o reino dos homens, e que o céu é que reina (Daniel 4.25,26,34). Quanta soberba há nos pecadores que não podem nem as coisas mínimas, que dirá das outras.

A nossa altura é como a altura do pó, portanto, qualquer coisa que necessitamos tem que ser dada por Deus. Qualquer coisa, além disso, é soberba. Sobre isto a Palavra de Deus em I Coríntios, capítulo 4 verso 7 nos pergunta: "O que tu tens que não tenha recebido? E, se o recebeste, porque te glorias como se não o houveres recebido?" Diante deste Deus Excelso, só podemos concluir que qualquer altivez do homem é pura soberba. Se nEle vivemos, e existimos, e respiramos (Atos 17.28), e se Ele retirar o seu Espírito todos morrem. Como então podemos nos gloriar em alguma coisa?

Somente Aquele que está acima dos mais altos céus, pode exaltar alguém. Ser exaltado é ser trazido por Deus à altura de Cristo. Somente por Cristo é que alcançamos os céus. Mas mesmo que sejamos exaltados por Deus, o máximo que conseguimos chegar, por causa da Sua Excelsitude, é à Sua sombra: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6. "... a sombra do Onipotente descansará".

Se existe alguma gloria, essa gloria está no Senhor. Se somos alguma coisa, é pela Sua Graça e Misericórdia. É por isso que Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde. Soberba é pensar que somos alguma coisa, e humildade é total dependência de Deus, é considerá-lo Excelso. Se somos tão insignificantes, e Deus tão Excelso, como poderemos oferecer alguma coisa a Ele? Somente louvor, gratidão, adoração, e proclamar quão Excelso é o Seu Nome: "E dirás naquele dia: Graças te dou, ó SENHOR, porque, ainda que te iraste contra mim, a tua ira se retirou, e tu me consolas. Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome" Isaías 12.1-4.

Diante desse Deus Excelso, só nos resta por a boca no pó, e esperarmos na Sua misericórdia: "Com que me apresentarei diante do Senhor Excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?" Miquéias 6.6. O Senhor não requer de nós nada disso, porque Ele conhece a nossa estrutura. O que o Senhor requer de nós, é que reconheçamos que não somos nada, e que Ele é o Altíssimo, o Deus Excelso: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?" Miquéias 6.8. Amém. 

Retornar