Dia 15 de novembro

 

 

"...para que em nós aprendais a não

ir além do que está escrito..."

 

Alguns costumam dizer que a Bíblia explica a própria Bíblia. O grande problema é que achamos que as coisas de Deus dependem de explicações, do entendimento e da sabedoria humana, e não é: "Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" Atos 4.13. Às vezes pensamos: - Porque Deus não levanta um homem conhecido, que tenha grande influência e sabedoria? Seria mais fácil divulgar o evangelho. Outros vendo a sua condição de fraqueza dizem: - Eu não tenho capacidade de falar como alguns, ou, eu não tenho estudo como outros.

O grande problema é que pensamos que para as coisas de Deus, são necessárias as nossas habilidades e nossa inteligência. Deus em Sua Palavra nos ensina ao contrário. Ele diz que não chamou muitos sábios, nem muitos nobres, nem muitos poderosos segundo a carne, para que nenhum mortal se glorie na Sua presença: "Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.26-29.

Deus nos ensina isto em Deuteronomio 31.12, que diz: "Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os pequeninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao SENHOR vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei; e que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao SENHOR vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir".

Não estaria errado colocar juntos na mesma reunião homens, mulheres e crianças? Mais uma vez apelamos para o entendimento humano. Qual é a diferença de falar a Palavra de Deus a uma criança ou a um reitor de uma universidade? Se pensarmos que o entendimento das coisas de Deus depende da capacidade intelectual da pessoa, a resposta seria fácil.

Deus disse que era para congregar todos para ouvir a Sua Palavra, porque ela não depende da capacidade intelectual de uma pessoa, mas única e exclusivamente da revelação do seu Espírito: "A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus... Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus" I Coríntios 2.4-5 e 11.

A capacidade para entendermos as coisas de Deus, vem do próprio Deus: "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica" II Coríntios 3.5-6.

A Palavra de Deus não é para o homem natural, porque ele não pode compreendê-la (I Coríntios 2.14), mas é para o homem de Deus, para o regenerado, o homem (ou a mulher) que tem a mente de Cristo: "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra" II Timóteo 3.16-17.

Paulo exorta os irmãos da igreja em Coríntios, a não ir além do que estava escrito, caso contrário, criaria soberba de uns contra os outros. As Escrituras nos revela uma pessoa, a Pessoa do Senhor Jesus: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam..." João 5.39. Quando queremos explicar, usar a Palavra para ensinar coisas que fogem à revelação da Pessoa de Cristo, estamos buscando atenção para nós; estamos exibindo conhecimento, e isto gera soberba e pelejas com a Palavra.

Em toda a história da Igreja de Cristo, isto nunca trouxe proveito algum: "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com manjares que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram" Hebreus 13.8-9.

Falar pelo Espírito é a necessidade de quem prega, e ouvir pelo Espírito é a necessidade de quem ouve a Palavra. Quando se fala pelo Espírito, Jesus Cristo é glorificado: "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar" João 16.13-14, e quando ouvimos pelo Espírito, Cristo é vivificado em nós: "O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida" João 6.63.  "E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita" Romanos 8.11.

A Palavra de Deus não tem valor se só estiver escrita na Bíblia; ela deve também estar escrita em nossos corações: "Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo" Hebreus 8.10. Não com tinta e papel, mas com o Espírito do Deus vivo: "Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração" II Coríntios 3.3. Amém.

Retornar