Dia 16 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte IX

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A MAJESTADE DE DEUS

 

Conforme vamos caminhando em Sua Palavra, e atentando para os seus atributos, isto vai trazendo a nós humilhação. Deus não quer nos rebaixar, mas revelar a nossa real condição diante dEle. Se acharmos que estamos acima do pó, Ele tem que nos humilhar e mostra nossa realidade: "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do SENHOR é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos" Salmos 103.14-17.

A revelação do Espírito na Palavra de Deus, tem como finalidade nos instruir e nos corrigir, para que possamos andar diante de dEle com inteireza de coração. Não se assuste se ela estiver trazendo um aperto em seu coração, isto é temor, e vergonha também por andarmos com tanta soberba sendo que não somos nada. Foi a Majestade de Deus que acabou com a soberba de Jó, e conosco não é diferente. Nos capítulos 38 a 40, temos a clara expressão de um Deus Soberano, Excelso e Majestoso, e Jó teve que se arrepender e colocar o seu orgulho e a sua justiça própria em seu devido lugar: no pó e nas cinzas.

Deus é Majestoso, e a Majestade de Deus é o estado de excelência, de grandeza, de magnificência em que Deus se encontra. Sempre que a Palavra de Deus se refere à Majestade de Deus, ela relaciona esta majestade com o Seu trono e o Seu governo sobre toda a Sua criação, como o Rei dos reis. Vejamos isto no Salmo 103, verso 19 e Hebreus 8, verso 1: "O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo". "Ora, do que estamos dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou nos céus à direita do trono da Majestade".

A Palavra não está dizendo que é o lugar ou o trono de Deus que é Majestoso, mas a Sua Pessoa. O trono significa poder, governo, mas o que se assenta sobre ele é que importa. Não adianta ter poder e não ter majestade: "O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu, cingiu-se de fortaleza; o mundo também está estabelecido, de modo que não pode ser abalado. O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu existe" Salmo 93.1-2. "Do norte vem o áureo esplendor; em Deus há tremenda majestade" Jó 37.22.

Um trono pode ter poder adquirido pela força. Esse tipo de poder é ditatorial e não terá majestade. Ele também pode ter aparência como o é dos reis da Inglaterra, mas não tem majestade. Majestade é muito mais que poder pela força ou aparência, é um governo sublime, excelente; testemunhado pela Graça, pela Misericórdia e Bondade de Deus e reconhecido pela sua criação: "Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens. O Deus eterno é a tua habitação, e por baixo estão os braços eternos; e ele lançará o inimigo de diante de ti, e dirá: Destrói-o. Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho. Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo SENHOR, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas" Deuteronômio 33.26-29.

Somente aquele que foi feito por Deus seu filho, pode conhecer e contemplar esta Majestade, pois ela está na face de Cristo que vive em nossos corações (II Coríntios 4.6). Os ímpios, ainda que fossem colocados diante do seu trono, na presença do próprio Deus, não atentariam para a sua Majestade: "Ainda que se mostre favor ao ímpio, ele não aprende a justiça, até na terra da retidão ele pratica a iniquidade, e não atenta para a majestade do Senhor" Isaías 26.10.

O segredo do Senhor, as coisas reveladas, as coisas grandes e ocultas, são para aqueles que o temem, e Ele lhes faz conhecer a Sua Majestade e o seu pacto (Salmo 25.14; Deuteronômio 29.29, Jeremias 33.3). O conhecimento da Majestade de Deus é muito importante para os seus filhos, porque quando os nossos olhos são abertos para conhecê-lo, passamos a não mais nos fascinarmos com as coisas deste mundo, ou mesmo com as suas bênçãos, mas com Sua Majestade. O Senhor reina sobre todos, e reina com justiça e equidade, por isso, é grande em Majestade: "Tua é o Senhor, a grandeza, e o poder, e a glória, e a vitória, e a majestade, porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teu é, ó Senhor, o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos"  I Crônicas 29.11-12.

Esta Majestade de Deus é reconhecida por toda a Sua criação, menos como vimos, pelos ímpios. Entre esta Sua criação, também se encontra Satanás e seus anjos, que reconhecem plenamente esta Majestade de Deus. Nós encontramos em muitos lugares nas Escrituras falando sobre isto, mas vejamos em Lucas, capítulo 9, versos 42 e 43 que dizem: "Ainda quando ele vinha chegando, o demônio o derribou e o convulsionou; mas Jesus repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou a seu pai. E todos se maravilhavam da Majestade de Deus".

Nós podemos ter uma noção do que seja esta Majestade de Deus quando olhamos numa escala bem menor, a quem Deus concedeu majestade para reinar nesta terra. Um exemplo desta majestade é o rei Assuero no Livro de Ester. É fato que Deus é infinitamente mais Majestoso do que podemos pensar, mas como ainda não podemos conhecê-lo plenamente, só em parte (I Coríntios 13.12), temos neste exemplo uma idéia do que seja essa majestade: "Todos os servos do rei, e o povo das províncias do rei, bem sabem que, para todo homem ou mulher que entrar à presença do rei no pátio interior sem ser chamado, não há senão uma sentença, a de morte,  a menos que o rei estenda para ele o cetro de ouro, para que viva. E sucedeu que, vendo o rei à rainha Ester, que estava em pé no pátio, ela alcançou o favor dele; e o rei estendeu para Ester o cetro de ouro que tinha na sua mão. Ester, pois, chegou-se e tocou na ponta do cetro" Ester 4.11, 5.2.

Que maravilha sabermos que a nossa situação para com Deus não foi diferente. E como podemos com este exemplo contemplar a mínima parte da Sua Majestade. Ele é o Rei dos reis, e o Senhor dos senhores, e à Sua Majestade excede em muito a qualquer desses reis e senhores. Antes de Jesus vir, não podíamos entrar na presença de Deus e ficarmos vivo, porque Deus disse: "Não podereis ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver" Êxodo 33.20, mas agora, o mesmo Deus com toda Sua Majestade estende o seu cetro para nós e diz: "Tendo pois irmãos ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus, pelo caminho que ele inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne" Hebreus 10.19-20.

Como seus filhos, podemos gozar agora desse reino Majestoso quando diz: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17.

Só temos que louvar a Deus com todas as nossas forças, pois, agora podemos nos apresentar imaculados e jubilosos, ante à Sua Majestade, e estar assentado à Sua mão direita nos céus por Jesus Cristo. Ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém! 

Retornar