Dia 16 de novembro

 

 

"...aquele que crer não se apressará".

Isaías 28.16

 

Tem várias coisas que são antíteses das outras; estão em oposição a outras, e uma delas é a pressa. A pressa, a agitação, a ansiedade são antíteses da fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" Hebreus 11.1.

O mundo faz oposição aos filhos de Deus, porque vive do que é aparente, do sensório, e tudo é para agora, já; mas os filhos de Deus, os justo, vivem da fé: "Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele" Hebreus 10.38.

Sempre que nos aparece uma situação nesse mundo, a proposta é que apressadamente tomemos uma posição. O mundo não aceita espera, ele não suporta o tempo, ele está sempre em competição, está sempre procurando superar as barreiras do tempo e espaço, e constantemente nos instiga a correr com eles: "E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós" I Pedro 4.4.

Certamente que a fé não é de todos: "E para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos" II Tessalonicenses 3.2, mas nós que somos seus filhos, precisamos ouvir o seu ensino que diz: "Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR... Descansa no SENHOR, e espera nele... Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus" Salmos 27.14, 37.7 e 46.10.

A pressa não é inimiga da perfeição, mas da fé. A fé é um firme fundamento, uma âncora segura e firme. A fé não é um sentimento, mas a ação de esperar num firme fundamento, de esperar na Palavra dAquele que não pode mentir: "Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta; a qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu" Hebreus 6.18-19.

Aquele que está esperando, firmado na Palavra de um Deus que não pode mentir, não pode se apressar. Apressar, para o mundo pode ser uma virtude, mas para Deus é incredulidade. A atitude daquele que crê não é a ansiedade, a pressa, mas o descanso: "E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre. E o meu povo habitará em morada de paz, e em moradas bem seguras, e em lugares quietos de descanso" Isaías 32.17-18.

O Salmo 131 nos ensina como devemos nos portar diante de Deus, isto é, como uma criança desmamada no seio de sua mãe: "SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim. Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada. Espere Israel (povo de Deus) no SENHOR, desde agora e para sempre" Salmos 131. Isto é humildade verdadeira, é ser maior no Reino dos céus: "Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus" Mateus 18.4.

Aquele que crer, NÃO, NÃO, NÃO se apressará. Isto não é uma possibilidade, mas uma afirmação de Deus. Não nos enganemos a nós mesmos; seja o nosso falar sim, sim; e não, não. Se nos apressamos é porque não estamos crendo.

A incredulidade ou a fé também é algo visível. Ela se torna visível pela pressa ou pelo descanso. Se há descanso então há fé, se há ansiedade e pressa, é incredulidade. Caso estejamos agitados, ansiosos, com pressa, não devemos nos queixar, mas voltarmos para Ele, para Jesus, autor e consumador dessa fé preciosa (Hebreus 12.2).

É necessário irmos a Jesus e conhecermos Aquele que é manso e humilde de coração: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR" Lamentações 3.39-40. Amém.

Retornar