Dia 17 de abril

 

 

 

O TABERNÁCULO

 

O Evangelho do João usa – no grego – uma palavra muito interessante referente ao Senhor Jesus que não foi devidamente traduzida no espanhol. Esta palavra está no capítulo 1, versículo 14: "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós (e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai), cheio de graça e de verdade". "Habitou" significa aqui "fixou tabernáculo", ou, para usar uma só palavra, "tabernaculizou".

Por que João utiliza esta palavra tão estranha, difícil de traduzir? – De fato nenhum tradutor a utilizou –. A razão é muito simples: João nos está chamando a atenção para o tabernáculo no deserto, pois o Senhor Jesus é o verdadeiro tabernáculo de Deus com os homens. Ele deu cumprimento à figura do tabernáculo levantado por Moisés, de maneira que ao revisar os diferentes aspectos daquele, temos que ter sempre em conta a quem aponta, e de quem nos fala.

Deus disse o Moisés: "Farão um santuário para mim" (Ex. 25:8). Da mesma maneira, Deus demandou a Maria que oferecesse seu ventre para que, dali, pudesse levantar um tabernáculo para Si em Jesus Cristo. Por isso quando o Senhor disse: "Destruam este templo, e em três dias o levantarei" (Jo. 2:19) estava se referindo a esta "construção" feita pelo Espírito Santo no ventre da Maria, quer dizer, o "templo de seu corpo" (V. 21).

A dupla natureza do Senhor Jesus Cristo – divina e humana – está muito bem representada no tabernáculo. Tanto na cor das cortinas: as cortinas azuis, sua divindade; as vermelhas, sua humanidade; as púrpuras, a síntese de sua dupla natureza divina e humana. Do mesmo modo, grande parte do mobiliário tem a dupla natureza implícita na madeira e no ouro. A madeira, a humanidade; o ouro, a divindade. Todo o tabernáculo é um anúncio, não só de sua natureza, mas também de sua obra.

Da mesma maneira como o tabernáculo tinha três ambientes, o Átrio, o Lugar Santo, e o Lugar Santíssimo, assim também a natureza do Senhor – e a de todo cristão – é tripartida: corpo, alma e espírito. No Senhor estava personificado o tabernáculo, com todo seu simbolismo realizado na perfeição.

Deus pediu a Moisés que lhe levantasse um tabernáculo, pois ele quis habitar no meio de seu povo. Desceu de sua excelsa glória, para estar próximo dos homens. Assim também em Cristo, Deus estava salvando a maior distancia – não só física, mas também moral – para vir habitar entre os homens: "Emanuel, Deus conosco". Deus se aproximou do homem, e proveu um meio para que o homem pudesse aproximar-se de Deus. (Daí o nome de "tabernáculo de reunião"). Havia ali uma ampla porta para todo aquele que precisasse aproximar-se de Deus.

Quando o tabernáculo esteve em pé, Deus falou ali a Moisés. Antes tinha falado no monte; agora falava no tabernáculo (Lev. 1:1). Que próximo e acessível! Em Cristo, Deus desceu e podemos lhe tocar; Deus veio e podemos lhe ouvir.

Mais adiante acharemos que o tabernáculo também representa à Igreja, mas o ponto primário e principal do que nos fala é de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

IGREJA DE DEUS EM TEMUCO - CHILE
http://www.aguasvivas.cl

Retornar