Dia 17 de dezembro

 

 

"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o

ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve".

Malaquias 3.18.

 

Neste texto das Escrituras, não é o profeta falando, mas o próprio Deus. No verso anterior mostra bem claro que é Deus quem está dizendo: "E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve" Malaquias 3.17. O julgamento aqui não é de um homem, que pode perverter o juízo, mas do próprio Deus que esquadrinha a mente e prova os corações: "Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo o coração; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" Jeremias 17.10.

Ninguém pode erguer-se diante de Deus como um justo, porque Deus já procurou dentre os homens e não achou nenhum: "... Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só" Romanos 3.10-12. Mas no texto que iniciamos, o próprio Deus dá testemunho que seria visível a diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus, e o que não serve.

Essa justiça não provém do homem, mas do próprio Deus imputada a nós, que vem pela fé em Jesus Cristo: "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras" Romanos 4.3-6.

O homem pecador é tolo: "O pensamento do tolo é pecado, e abominável aos homens é o escarnecedor" Provérbios 24.9, é injusto: "Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça" Romanos 1.18, é profano: "Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles" Ezequiel 22.26, e é escravo: "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado" João 8.34.

Deus não veio fazer um remendo no homem, mas nos fazer sábios, justos, santos e livres em Cristo: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" I Coríntios 1.30. Morremos com Cristo. Aquela morte foi a morte do pecador, do tolo, do injusto, do profano e do escravo. Quando Deus deu vida a Jesus, nos deu vida juntamente com Ele.

Agora, o Espírito de Deus nos regenera, e nos transporta do império das trevas, para o Reino do Filho do seu amor (Colossenses 1.13). Em Cristo, nos apresentamos diante de Deus sábios, justos, santos e redimidos. Não pela nossa própria justiça, mas por Cristo que é a nossa justiça: "Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justiça, e ele fará juízo e justiça na terra. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa justiça" Jeremias 33.15-16..

Quando Deus olha para você, ele vê o pecador Adão ou Cristo? É aí que está a diferença de que fala Deus no texto que iniciamos. Deus não olha se você é membro de uma igreja, ou é um líder, se tem algum cargo, mas se é justo ou ímpio, se serve a Ele ou não: "Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração" I Samuel 16.7.

Se esta não é a sua fé, e você ainda não pode confessar que: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20, então você ainda não foi justificado por Deus; ainda é um pecador condenado ao fogo eterno; porque é com o coração que se crê para a justiça e com a boca que se faz confissão para a salvação (Romanos 10.9). Amém.

Retornar