Dia 18 de dezembro

 

 

"Há gente que é pura aos seus próprios olhos,

mas que nunca foi lavada da sua imundícia".

Provérbios 28.13.

 

Não importa o grau de julgamento que podemos ter de nós mesmos, porque não tem valor algum diante de Deus: "Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados" I Coríntios 11.31. A necessidade verdadeira do homem é ouvir o diagnóstico de Deus. O juízo tem que vir de Deus, porque é a Ele que devemos prestar conta um dia: "E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar" Hebreus 4.13.

Como Jó, muitos lutam para se apresentarem justos diante de Deus, sendo que todos estão debaixo do pecado: "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia" Romanos 11.32, todos são inimigos de Deus pelas suas obras malignas: "A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más..." Colossenses 1.20.

Deus é o legislador e juiz, mas também é dEle a misericórdia: "Piedoso e benigno é o Senhor, sofredor e de grande misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras" Salmos 145.8-9. O homem está morto em delitos e pecados, e precisa ser lavado da sua imundícia: "Por isso, ainda que te laves com salitre, e amontoes sabão, a tua iniqüidade está gravada diante de mim, diz o Senhor Deus" Jeremias 2.22.

Não podemos por nós mesmos ser puros, nem lavar a nossa imundícia. Jesus fez isso por nós naquela cruz, nos atraindo a si mesmo: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim mesmo" João 12.32, fazendo-nos morrer  juntamente com Ele: "Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Colossenses 3.3. Quando Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, nos fez nascer de novo para uma viva esperança: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" I Pedro 1.3.

Agora, Deus vem a nós pelo seu Espírito, e derrama água pura, e nos purifica de todas as nossas imundícias: "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei", muda nosso coração e nosso espírito: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne", e põe em nós o seu Espírito: "E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis" Ezequiel 36.25-27.

Com um coração puro: "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro" I Pedro 1.22, nos apresentamos ante a Sua Glória, sem mancha: "Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante  a sua glória imaculados e jubilósos" Judas 24. Limpos, e mais alvos do que a neve: "... ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" Isaías 1.18.

Mas há gente, como diz o Senhor em Sua Palavra, que são puros aos seus próprios olhos. Nunca foi regenerado por Deus; nunca foi lavado da sua imundícia. Ela ainda está perante os olhos de Deus.

Você conhece a sua situação verdadeira? Não aquela que muitos procuram transparecer com hipocrisia. Com toda a certeza você tem recebido o testemunho do Espírito. Ou Ele está testificando do seu pecado, da justiça e do juízo de Deus que está sobre você (João 16.8-11), ou testificando em seu coração que você é um filho de Deus: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" Romanos 8.16, porque Ele é o Espírito da Verdade.

"E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro" Apocalipse 7.13-14. Amém.

Retornar