Dia 20 de novembro

 

 

"Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo,

e tome cada dia a sua cruz, e siga-me".

Lucas 9.23.

 

A vida cristã é gloriosa não no sentido de prazeres, prosperidades e bênçãos como muitos ensinam, mas ela é gloriosa na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo e todas as coisas estão mortos para nós e nós para o mundo: "Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" Gálatas 6.14.

Quando Jesus nos ensinou a tomar a nossa cruz, Ele estava falando de uma experiência própria, que Ele mesmo, antes de nós tinha tomado. Jesus cada dia tomava a sua cruz: "Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia" Mateus 16.21.

A cruz não é algo que podemos tomar e largar. Uma vez que a tomamos, não há mais volta, a morte é certa, a perda da vida e de todas as coisas deste mundo é certa. Uma vez que Jesus tomou a sua cruz não teve mais volta: "Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" Lucas 22.42. "E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio" João 19.17-18.

Uma vez que tomamos a cruz não há volta, a morte é certa, mas como Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos, a vida gloriosa da ressurreição também é certa para nós: "Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus" Efésios 2.5-6.

Não há como tomar a cruz e não haver morte, mas depois dessa pesada e vergonhosa cruz vem a vida gloriosa da ressurreição: "Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou" I João 2.6.

Aqui não é conhecimento da palavra da cruz, de Cristo crucificado como um ato de justiça, mas de uma vida já crucificada e justificada pela fé. É um viver pela fé tomando a nossa cruz a cada dia, para que a vida gloriosa de Jesus se manifeste em nossa carne mortal: "Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos; e assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. De maneira que em nós opera a morte, mas em vós a vida" II Coríntios 4.10-12.

Não como uma doutrina somente, mas como uma verdadeira carta escrita com o Espírito do Deus vivo, que claramente pode ser lida por todos os homens (II Coríntios 3.3). Feitura sua, cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus (Filipenses 1.11; Efésios 2.10; Tito 2.14).

A cruz quando termina o seu serviço não há mais o homem, somente Cristo. Ninguém poderá conhecer esta vida gloriosa se desprezar a sua cruz, porque Deus começou esta obra em Cristo e a completará em nós: "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" Filipenses 1.6. Amém.

Retornar