Dia 23 de dezembro

 

 

"Mas a salvação dos justos vem do Senhor...".

Salmos 37.39.

 

Como vimos na meditação anterior, descansar e esperar são conseqüências na vida do cristão que confiou, entregou e teve prazer no Senhor, nAquele que tudo pode, e que é benigno em todas as suas obras: "Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, pelo que os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas" Salmos 36.7. "Louvai ao SENHOR, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre" Salmos 118.29.

Mas por que as atitudes, que deveriam ser tão naturais na vida de um cristão, são de maneira contrária? Por que primeiro nos preocupamos, ficamos ansiosos, buscamos socorro em pessoas ou na nossa própria força, ao invés de confiarmos, entregarmos e nos regozijarmos no Senhor? Se temos provado tantas boas dádivas de Deus (Tiago 1.17), por que só recorremos a Ele quando nos sentimos impotentes e incapazes?

Graças a Deus por isso. Que isso fique cada vez mais evidente ao nosso entendimento. Que Deus nos faça desesperar de nós mesmos, todas as vezes que procuramos confiar, nos deleitar e entregar nosso caminho ao Senhor.

Em nós, isto é, na nossa carne, não habita bem algum, o querer pode estar em nós, mas não o efetuar (Romanos 7.18-19). Precisamos crer de uma vez por todas que a nossa carne é fraca: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca" Mateus 26.41, e que não há nada em nós, que possa agradar a Deus: "Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia; e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem" João 2.24-25..

Mas você poderá dizer: - Irmão! Crer, confiar, entregar, deleitar, descansar e esperar, não devem ser atitudes de um cristão? Não é Deus que diz isso para nós? Sim, é verdade, mas onde, ou em quem podemos confiar? Na nossa carne? Já sabemos que é fraca, e que não pode agradar a Deus. Na nossa alma? Essa nem pensar, é muito instável, é muito sentimental, ainda precisa de santificação pela Palavra: "recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas" Tiago 1.21. Em outra pessoa? Muito menos, seremos malditos: "Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço" Jeremias 17.5

Onde então podemos encontrar essa capacidade? No nosso espírito, em Cristo. Só NEle podemos encontrar suficiência para confiarmos, entregarmos, nos deleitarmos no Senhor, e como conseqüência, gozarmos do descanso e da esperança nEle: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" II Coríntios 3.4-5. "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" João 15.5.

Por que muitos de nós cristãos, não temos gozado desse descanso? Por que nos frustramos todas as vezes que nos aparece uma necessidade de crermos, confiarmos e entregarmos nosso caminho ao Senhor? Deus nos ensina isso desde o princípio. Ele sempre tem nos dito que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais em Cristo (Efésios 1.3). Que Deus fez de Cristo por nós: sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção (I Coríntios 1.30). Que Ele nos deu da sua plenitude: graça sobre graça (João 1.16). Que Cristo opera em nós tanto o querer, como o efetuar segundo a sua boa vontade (Filipenses 2.13).

O Senhor sempre nos ensinou tudo isso; mas como é difícil para nós. De uma vez por todas precisamos entender que é pela graça que somos salvos, e que pela graça somos sustentados: "Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo" I Pedro 1.13. "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça" Romanos 11.6.

Deus fez isso, para que nenhum mortal se glorie na sua presença. Se eu ou você fôssemos capazes de crer, ter prazer em Deus, e confiar a Ele todas as coisas, nós não precisaríamos de Cristo. E também, nesse caso, os cristãos estariam em disputa, para dizer quem de nós seria o maior. Nisso a glória seria do homem e não de Deus: "E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele" I Coríntios 1.28-29.

Pare de querer crer, de querer ser forte, capaz, e confiar. Creia somente isso: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim" Gálatas 2.20. Nessa Pessoa de Cristo é que está toda a nossa força: "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" Colossenses 2.6-9. Amém.

Retornar