Dia 23 de novembro

 

 

"Portanto, vós orareis assim...".

Mateus 6.9.

 

Precisamos aprender com o Espírito Santo, e rever muitos dos conceitos que tínhamos, quanto ao nosso relacionamento com Deus. Recebemos muitas tradições de nossos pais, e principalmente da religião; agora precisamos nos despojar de tudo isso: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" I Pedro 1.18-19.

Fomos resgatados da tradição que recebemos dos nossos pais, agora não podemos deixar que elas nos façam invalidar as Escrituras como disse Jesus: "Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas" Marcos 7.13.

A tradição nos ensinou que as orações são para pedir coisas para Deus. Assim é que aprendemos, e assim é que vivemos mesmo durante certo tempo em nossa caminhada cristã. Estamos acostumados a pedir tudo a Deus; desde as nossas necessidades materiais até nossas necessidades espirituais. Muitos até dizem: - Eu quando oro a Deus não peço nada, só agradeço. Agradecemos quando tudo está bem, mas na primeira necessidade, apresentamos em oração um rosário de pedidos ao Senhor.

Deus não nos dá coisas, porque Ele sabe das nossas necessidades. Todas as nossas necessidades materiais Ele já nos proveu por sua promessa: "Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas" Mateus 6.31-32.

De repente não pedimos coisas materiais, mas pedimos coisas espirituais. Deus também não nos dá coisas espirituais, porque Ele já nos abençoou com todas as bênçãos espirituais, nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1.3).

Jesus nos ensinou o que pedir em oração. Ele disse: "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém" Mateus 6.9-13. Logo em seguida Ele também disse: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" Mateus 6.33.

O que Jesus está nos ensinando por esses textos? Ele nos ensina que a nossa petição deve ser de uma Pessoa e não de coisas, porque Deus não tem interesse em nos dar coisas, mas de nos dar o tudo, dar-nos Cristo: "E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" João 1.16-17.

Quando Jesus ensinou o Pai nosso, Ele disse: "Venha a nós o teu reino... o pão nosso de cada dia nos dá hoje...", depois Ele disse: "Buscai em primeiro lugar o reino de Deus". O que é o Reino de Deus, e o que é o pão nosso? O Reino de Deus é Cristo vivendo em nós, e também o nosso pão do céu: "E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está dentro de vós" (CMTHG) Lucas 17.20-21.

As nossas orações, não devem ser de coisas, porque tudo o que necessitamos, seja nos céus ou na terra, nos foram dadas pelo Pai em Cristo: "para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra" (CMTHG) Efésios 1.10. Não necessitamos de coisas. O que carecemos, é da revelação em nós do tudo de Deus: Cristo.

No mesmo sermão do monte Ele também disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á" Mateus 7.7-8. Quando pedimos, quem Deus nos dá? Quando buscamos, quem achamos? E quando batemos, o que nos abre? Seria insensatez Jesus dizer que encontramos coisas quando buscamos. O próprio Jesus nos responde em seguida na Sua Palavra: "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho PEDIREM? BUSCAI ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. BUSCAI-ME, e vivei. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens" Lucas 11.13, Isaías 55.6; Amós 5.4 e João 10.9.

Quais têm sido as suas petições? Você tem pedido ao Senhor coisas materiais? Não é necessário, Ele mesmo disse: "Nunca te deixarei, nem nunca te desampararei". Crê somente.

Você deseja coisas espirituais? Também não é necessário, porque Ele te deu tudo em Cristo e não te dará nada fora dEle: "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.11.

 Quando chegardes diante do Pai em oração, peça assim: - Senhor revele o seu tudo em mim, revele Cristo em mim. Venha a mim o seu Reino. Diga-me: "Haja luz", para que Jesus resplandeça em meu coração, e me revele a tua glória na sua face. Amém.

Peça a revelação de Cristo ao Pai e Ele te concederá. Busque o Senhor e você viverá. Bata, e uma porta estreita será aberta, porque o Senhor disse: "Semeai para vós em justiça, ceifai segundo a misericórdia; lavrai o campo de lavoura; porque é tempo de buscar ao SENHOR, até que venha e chova a justiça sobre vós" Oséias 10.12. Amém.

Retornar