Dia 25 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XVIII

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A PACIÊNCIA E LONGANIMIDADE DE DEUS -  III

A Majestade de Deus e Sua Sabedoria não deixariam que a Sua Ira tirasse a Sua sobriedade. É verdade que os ímpios se aproveitam em parte da Paciência de Deus, pois como eles não vêem o juízo executado, dispõem inteiramente seus corações a praticarem o mal (Eclesiastes 8.11), e ainda dizem: "Quem nos vê" (Isaías 29.15). Precisamos compreender que Sua Paciência e Longanimidade não anulam a Sua Ira e muito menos a Sua Justiça que será cumprida em breve.

A nação de Israel já experimentou isto porque está escrito: "E o Senhor, Deus de seus pais, falou-lhes persistentemente por intermédio de seus mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombavam dos mensageiros de Deus, desprezando as suas palavras e mofando dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve" II Crônicas 36.15-16. E ainda: "Durante quarenta anos estive irritado com aquela geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não conhece os meus caminhos; por isso jurei na minha ira: Eles não entrarão no meu descanso" Salmos 95.10-11.

Deus é paciente e longânimo, mas não devemos provocar a Sua Ira, e é bom sabermos que esta paciência de Deus é temporária. Ele mesmo nos revela isto quando diz: "Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus remidos é chegado" Isaías 63.4. E ainda: "O Senhor é um Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de indignação; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos" Naum 1.2.

Deus é paciente e longânimo, mas o dia da Sua vingança está no seu coração. Quando chegar, ninguém vai poder escapar dele: "Tremam todos os moradores da terra, porque vem vindo o dia do Senhor; já está perto; dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de negrume! E o Senhor levanta a sua voz diante do seu exército, porque muito grande é o seu arraial; e poderoso é quem executa a sua ordem; pois o dia do Senhor é grande e muito terrível, e quem o poderá suportar?" Joel 2.1-2, 11.

Mas graças a Deus pela Sua Paciência e Longanimidade porque elas ainda estão sendo manifestas nos nossos dias. Desde antes da fundação do mundo ela vem sendo exercida por Deus, quando o Cordeiro já tinha sido morto (Apocalipse 13.8). Imagine se Deus não fosse longânimo e paciente, já em Adão, a quase 6.000 anos atrás, já teria executado a sua Ira por causa do pecado. Por Adão entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso é que todos pecaram (Romanos 5.12).

Se também não fosse a paciência de Deus, a raça humana teria acabado no dilúvio. Graças à Sua Paciência, Noé achou graça aos olhos de Deus: "E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR" Gênesis 6.8.

Lembremos também na nação de Israel, mesmo provocando a Ira de Deus, Israel ainda pode esperar as Suas promessas, e isto graças à Sua Paciência e Longanimidade. Do contrário, já teriam sido de todo exterminados. A Sua Paciência e Longanimidade deixou remanescentes segundo a eleição da graça: "Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra. Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos" Romanos 11.5-7.

O que seria de nós, os gentios, se não fossem à paciência e longanimidade de Deus? Não podemos ignorar que são estes os atributos que levaram Deus a usar da sua bondade e nos levar ao arrependimento (Romanos 2.4), porque tínhamos mudado a verdade de Deus em mentira, e servimos antes à criatura que ao Criador que é bendito eternamente (Romanos 1.25). Foi ela que não deixou que todos nós fôssemos entregues às paixões dos nossos corações. Se não fosse a paciência de Deus, há muito que teríamos sido feitos como Sodoma, e seríamos semelhantes a Gomorra (Romanos 9.29).

Isto sem contar o que fizemos a Seu Filho. Ele foi desprezado por nós, e rejeitado; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto. O afrontamos e lhe cuspimos, e não fizemos dele caso algum (Isaías 53.3). Sem a paciência e longanimidade de Deus, a nossa geração não existiria.

Graças a Deus e a Jesus Cristo por este seu atributo invisível, e pelo seu eterno poder e divindade. O Senhor tem sido paciente por causa dos vasos de misericórdia que de antemão preparou para a glória. Para isto, Ele tem suportado com muita paciência os vasos de ira preparados para a perdição (Romanos 9.22-23). Somos vasos de misericórdia, somos frutos da Sua Paciência e Longanimidade. Nós que antes éramos estranhos, e inimigos de Deus pelas nossas obras malignas, agora contudo nos reconciliou, no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante Ele nos apresentar santos, irrepreensíveis e inculpáveis (Colossenses 1.19-20).

Graças ao Pai podemos gozar em Cristo desses atributos, que são chamados de fruto do Espírito. As Escrituras testificam dEle, e precisamos ir a Ele para termos essa vida paciente e longânima. Tudo o que o Senhor deixou escrito é para nosso ensino. Agora, é em Cristo que está a vida e a piedade: "Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus" Romanos 15.4-5. Amém.   

Retornar