Dia 26 de fevereiro

 

 

Libertação V:

 

"...Cristo nos libertou...;

para todos e sobre todos os que crêem...".

Gálatas 5.1 e Romanos 3.22.

Como temos visto nesses dias, Jesus realizou uma obra perfeita de libertação para nós. Ele é o Salvador Poderoso que Deus prometera na casa de Davi; o Libertador que prometera desde o Éden. Esta obra está consumada por Jesus. Ele já nos libertou completamente. Ele realizou uma liberdade completa, para vivermos uma novidade de vida, reinando em vida por Jesus Cristo: "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo" Romanos 5.17. Mas isto é só para aqueles e sobre aqueles que crêem.

Vamos ver também nesta meditação, a libertação realizada por Cristo, e que a nós é revelada pelo Pai em Sua Palavra, para que possamos crer, e gozar plenamente da sua vitória. Ele nos libertou verdadeiramente, mas muitos não gozarão dessa vitória. Muitos pecadores, e até mesmo muitos filhos de Deus não gozarão plenamente da sua vitória, porque não crêem, ou porque se tornaram tardios em ouvir: "Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento" Hebreus 5.11-12.

A primeira libertação que vimos na  Sua Palavra, realizada por Cristo, foi a libertação dos nossos pecados. Nas anteriores, vimos a libertação de todos os nossos inimigos, do nosso velho homem, e do nosso EU: "De conceder-nos que, libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida" Lucas 1.74-75. Ele também nos libertou das nossas diferenças: sejam culturais, econômicas ou religiosas, e nos fez um com Ele. Nesta meditação, queremos ainda olhar para a Sua Palavra, e ver a libertação que Ele concedeu àqueles que conhecem a verdade: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8.32.

Todos os títulos, capacidades, sabedoria ou qualquer coisa que seja humana, ficaram para trás. Ele nos fez um com Ele, e nos derramou seus dons, ministérios e operações em favor do Seu Corpo, da Sua Igreja. Ele nos deu dons, porque nossas habilidades e capacidades não servem no seu Reino, não são utilizadas por Ele; somente as que vêm pelo seu Espírito: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos" I Coríntios 12.11-14.

Jesus subiu aos céus e derramou dons aos homens, para que pela graça, sejamos também participantes da Sua Obra. Os dons nos foram dados para proveito comum, para que a Sua Igreja seja edificada por Ele que é a cabeça, como também por seus membros: "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens... E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.8-13.

Ele nos libertou de nossas habilidades e capacidades humanas, e nos deu dons, mas muitos não gozam dessa liberdade. Muitos filhos de Deus ainda querem usar seus títulos, habilidades e capacidades humanas em favor da Igreja de Cristo, mas isto não tem valor algum: "E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me acrescentaram..." Gálatas 2.6.

Tudo o que é do homem é palha; se for usado em favor da Igreja de Cristo será queimada no fogo. Quem edificou sobre Ele, usando  as habilidades e capacidades humanas sofrerá um prejuízo. Aquele, porém, que edificou sobre Ele, com os dons recebidos pelo Espírito, receberá galardão; serão reis e sacerdotes juntamente com Cristo: "E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo" I Coríntios 3.12-15.

Deus não aceita a aparência do homem. A influência humana não tem valor no Reino de Deus. Caso você ainda pense que Deus usará seus dotes, você precisa conhecê-Lo verdadeiramente. Ou é a sua capacidade, ou é o poder de Deus. Ou são as nossas habilidades, ou são os dons do Espírito. Saiba que todos nós morremos com tudo o que tínhamos. Agora somos novas criaturas em Cristo. Se um membro for fraco ou forte, honroso ou desonroso, não há mais diferenças entre nós: "Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; e os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela; para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros" I Coríntios 12.22-25.

O Senhor nos libertou verdadeiramente. Caso quisermos governar, usar nossos títulos ou habilidades para com a Igreja de Cristo, seremos feitos escravos pelos homens. Se gozarmos da Sua Graça em nós, manifestando sua vida e dons em favor da Sua Igreja, então você estará livre. Quem quer governar no Reino de Deus, será feito escravo, mas quem servir, estará livre. Não há mais diferenças entre nós; a diferença é Ele, é Cristo, a cabeça.

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros" Romanos 12.3-10. Toda a glória sejam dadas a Ele. Amém.

Retornar