Dia 28 de fevereiro

 

 

"...porque sem mim nada podeis fazer".

João 15.5.

 

Muito se escreveu e discutiu em toda a história da Igreja, sobre a vontade do homem. Os que se diziam calvinistas, eram adversários ferrenhos do livre-arbítrio; já os arminianos, defendiam a vontade livre do homem. Eu mesmo, por muitos anos, fui um defensor daquilo que é a periferia dos fatos. Normalmente, as discussões são geradas naquilo que é periférico, mas nunca para a raiz: "E rejeita as questões loucas, e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor" II Timóteo 2.23-24.

Deus criou o homem dotado de vontade, não para que ele se rebelasse contra o seu criador, mas para que se sujeitasse voluntariamente ao seu Deus. Deus deu vontade ao homem, porque não há sujeição sem vontade, e esta vontade tem de ser livre. Se o homem não fosse criado livre, não seria à imagem de Deus: "E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" Gênesis 1.27.

Deus criou o homem livre para sujeitar-se ao seu Deus, mas ele escolheu se rebelar contra Ele: "E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás... E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela" Gênesis 2.16-17 e 3.6.

Por este homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte; assim a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram (Romanos 5.12). O homem no pecado está morto para todas as coisas de Deus. Ele não pode compreendê-las. Para ele parece loucura (I Coríntios 2.14). Todo o seu ser ficou destituído da glória de Deus, e da vida de Deus (Romanos 3.23). O homem pecador é totalmente rebelde à vontade de Deus: "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia" I João 4.4 *(CMTHG).

É nisto que se acha a polêmica: - Entendemos que o homem não pode querer as coisas de Deus, pois está na rebeldia. Seu coração é de pedra, e sua vontade está presa ao diabo. Agora, por que toda a pregação do evangelho leva o homem a uma decisão pessoal? Onde então o homem pode encontrar essa capacidade de querer as coisas santas de Deus e deixar sua rebeldia? A discussão então, logo vem sobre a vontade do homem, e não é isto.

 A vontade está ligado à natureza, e no caso do pecador,  é a rebeldia que o governa. Mas como então pode alguém querer as coisas santas de Deus? Pelo Filho de Deus. Toda a sabedoria, toda a justiça, toda a santidade, e toda a redenção nos foram dadas por Deus em Cristo: "Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor" I Coríntios 1.30-31.

A discussão não é se o homem tem ou não tem livre-arbítrio. Se entrarmos por este caminho, não chegaremos a lugar nenhum. Precisamos é ir para a raiz da questão. A necessidade é saber quem está no homem: o pecado, o velho homem Adão, ou Cristo? Caso o homem ainda esteja em Adão, então ele está morto em delitos e pecados; a sua vontade será sempre rebelde. Caso esteja em Cristo, então ele é uma nova criatura, toda a sua vontade será para Deus, para as coisas de Deus: "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o SENHOR; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração" Jeremias 24.7.

Não há nada na carne do homem que pode ser aproveitada por Deus. Jesus disse: "O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita" João 6.63. Somente o que tem a mente de Cristo pode compreender as coisas de Deus e aceitá-las: "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo" I Coríntios 2.14-16.

O homem natural não tem a capacidade de pensar por si mesmo sobre as coisas de Deus. Esta capacidade tem de vir de Deus, e é por Cristo que ela vem: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" II Coríntios 3.4-5. Não adianta apelar para o livre-arbítrio do homem. Temos que pregar a Cristo, e todo aquele que ouve a voz do Filho, passa da morte para a vida: "Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão" João 5.25.

Ele é antes de todas as coisas. Ele também é antes da vontade, e do crer no evangelho: "E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele" Colossenses 1.17. Tudo subsiste por Ele. Caso um homem, por persuasão humana, tenha no pecado "aceitado a Jesus", esta sua vontade não vai subsistir; será de pouca duração. Caso seja por Cristo, ela subsistirá eternamente.

Sem Ele, nada do que foi feito se fez (João 1.3). Jamais Deus apela para a vontade do homem, mas revela o Seu Filho em nós: "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim..." Gálatas 1.15-16. Esse é o mistério que esteve oculto dos séculos e das gerações, mas agora Deus quer revelar aos seus santos: "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória" Colossenses 1.26-27.

Jesus é este mistério de Deus. Ele é a vida para todas as coisas de Deus. O Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade para exercer a vontade: "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" João 1.4. Jesus disse: "... sem mim nada podeis fazer". Sem Ele não podemos, nem mesmo querer. Amém.

 

*(CMTHG) - Versão: Conforme os melhores textos em Hebraico e Grego.

Retornar