Dia 28 de julho

 

 

"E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne

com as suas paixões e concupiscências".

Gálatas 5.24.

 

Não há como viver para Deus na carne humana, porque nela não habita bem algum. Querer fazer o bem pode estar no homem, mas o efetuá-lo não está, por causa do pecado que habita (Romanos 7.18-20). A queda do homem no Jardim do Éden foi total. O homem está morto em delitos e pecados (Efésios 2.1). Não há quem entenda, não há quem faça o bem, não há nem um sequer (Romanos 3.10-11). Ninguém que está na carne pode agradar a Deus: "Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus" Romanos 8.8.

Deus deu a lei ao homem, mas ela se achou fraca por causa da carne. A carne não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser (Romanos 8.3-7). Todos os que estavam debaixo da lei, estavam sob o domínio do pecado. Por causa da fraqueza da lei, Deus enviou seu próprio Filho, em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado" Romanos 6.6.

Em Cristo, o homem velho, a nossa natureza adâmica, a fábrica de pecados foi desfeita; destruída completamente naquela cruz. Jesus na sua morte e ressurreição nos livrou do nosso pecado e com o seu sangue nos perdoou de todos os nossos pecados. Agora somos de Cristo, e não podemos mais andar segundo a carne.

A carne milita contra o Espírito e por isto só há um remédio para ela: a cruz. Se não formos de Cristo é impossível que isto seja eficaz. É necessário que sejamos cheios de Cristo, revestidos dEle, e livres das paixões e concupiscências da carne, para vivermos em novidade de vida: "Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências" Romanos 13.14.

Lutar contra a carne para agradar a Deus é desfazer a obra da graça que Jesus veio fazer. É tornar vã a sua cruz. É anular o seu poder e ignorar o poder da carne no homem. Jesus era o único que podia fazer essa obra de poder. Ele nos tomou como homens pecadores na carne, debaixo da escravidão do pecado, e nos libertou verdadeiramente (João 8.36). Agora Ele pode nos apresentar diante de Deus: santos, inculpáveis e irrepreensíveis (Colossenses 1.18-20).

Agora não somos mais escravos. Fomos libertos por Jesus para vivermos em santidade e justiça todos os dias da nossa vida (Lucas 1.74-75). Estamos libertos por Cristo, mas não podemos dar ocasião à carne: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor" Gálatas 5.13. Estamos livres, mas não podemos ignorar o embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia (Hebreus 12.1).

Estávamos na carne e agora estamos em Cristo, no seu Espírito (Romanos 8.9), portanto, somos agora devedores ao Espírito: "De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai" Romanos 8.12-15.

Já fomos escravos do pecado e conhecemos o poder da carne. Jesus disse que a carne para nada aproveita na vida cristã, somente o que vem do Espírito: "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis" Gálatas 5.16-17.

Jesus alcançou grandes coisas para nós. Devemos avançar para o alvo, e alcançar aquilo porque também fomos alcançados por Cristo Jesus (Filipenses 3.12-13) Ainda não somos perfeitos, mas devemos correr, como um bom atleta, para a perfeição.. Não impessamos que a sua obra de poder se complete em nós. Amém.

Retornar