Dia 28 de maio

 

 

Os Atributos de Deus - Parte XXI

"Eu sou o Deus Todo-Poderoso...".

Gênesis 17.1.

 

A GRAÇA DE DEUS

 

Há muitas definições sobre Graça, mas para mim, a que define melhor o que ela significa, está escrito em II Timóteo 1.9, que diz: "Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos".

Muitos querem definir os atributos de Deus como sendo coisas, mas não são. Os atributos são expressões da sua própria Pessoa, e assim também é com a Sua Graça. A Graça não é um bem, ou simplesmente um dom, mas uma Pessoa: Jesus Cristo. "E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" João 1.16-17.

A Graça é a manifestação de Deus através de Jesus Cristo trazendo salvação a todos os pecadores indignos: "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" Tito 2.11. A Graça é a suficiência de Deus em Jesus Cristo, para toda a necessidade do homem pecador que nada podia fazer para mudar sua situação diante de DEle: "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" II Coríntios 12.9.

Cristo é toda suficiência para o homem. Não é necessário mais nada, somente crer nEle. Qualquer coisa fora disso, é vanglória humana: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2.8-9. Qualquer coisa que o homem quiser fazer, além de crer, estará depondo contra a Graça de Deus, contra a suficiência da Pessoa de Cristo para nós: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído" Gálatas 5.4. "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça" Romanos 11.6.

A Graça é para todos. Ela é um presente de Deus a todos os homens pecadores. Como todos pecaram, Jesus naquela cruz atraiu todos em seu corpo: "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim" João 12.32. Ele morreu por todos, e todos morreram também nEle: "Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou"  II Coríntios 5.14-15.

Como pela desobediência de Adão veio o juízo sobre todos os homens, a Graça em Jesus Cristo veio para salvar todos os pecadores: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" Romanos 5.18. Agora, Deus pelo seu amor, adverte a todos os homens em todos os lugares que se arrependam: "Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam" Atos 17.30.

A Graça é o tudo de Deus em Cristo ao homem pecador: "Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos" Colossenses 3.11. Por esta Graça fomos salvos, estamos salvos e ela também é suficiente para guardar-nos salvos para a eternidade: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor"  Romanos 6.23. Essa Graça foi suficiente para nos remir, nos perdoar, nos salvar e agora é suficiente para nos libertar de todo domínio do pecado: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça" Romanos 6.14.

Essa Graça foi dada a todos os homens pecadores como um presente. Ela é o único meio pela qual um pecador pode ser salvo. Ela é como um direito à primogenitura, um direito à herança de Deus. Privar-se dela, não recebê-la por fé, desprezá-la, é o mesmo que profaná-la, torná-la uma coisa vã: "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura" Hebreus 12.15-16.

Todo aquele que desprezar essa Graça salvadora estará pisando o Filho de Deus. Estará aviltando a  Sua Graça: "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?" Todo aquele que o fizer, receberá a justa recompensa de Deus: "Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor" Hebreus 10.29-30.

A Graça é um banquete de Deus a todo pecador. Qualquer pecador não precisa fazer nada, somente atender ao convite de Deus, porque tudo já está consumado: "Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado" Lucas 14.16-17.

A Graça é um convite ao pecador para comer o pão e beber de graça da água da vida e se saciar: "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida" Apocalipse 22.17. "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi" Isaías 55.1-3.

A Graça é Cristo entregue por nós pecadores imerecidos, e o tudo que Deus nos deu nEle: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele graciosamente todas as coisas?" Romanos 8.32 *CMTHG.

Deus nos faz saber também pela Sua Palavra, que tudo já está preparado. Ele agora está convidando os homens para que venham, bebam e comam de graça, mas os homens não querem. Todos desprezam o seu convite: "E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado" Lucas 14.17-18. Todos os convidados foram considerados indignos da Sua Graça: "Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia" Lucas 14.24.

Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. A Sua Longanimidade não o deixa desanimar, mas os homens não querem, desprezam o seu convite: "Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes. ...quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!" Isaías 30.15 e Mateus 23.37. 

Retornar