Dia 28 de outubro

 

 

"Mas o príncipe do reino da Pérsia

me resistiu vinte e um dias...".

Daniel 10.13.

 

Deus não ouve a pecadores, mas aquele que faz a sua vontade a esse ele ouve (João 9.31). Os seus ouvidos estão tapados para o egoísmo humano, porque o pecado faz separação entre o homem  e Deus: "Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça" Isaías 59.1-2.

Deus não ouve a pecadores, mas Ele tem prazer na oração dos seus santos: "O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento" Provérbios 15.8. Deus tem prazer na oração do justo, porque ela é feita no Espírito que habita em nós: "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos" Romanos 8.26-27.

Toda oração do justo é ouvida por Deus. O que precisamos entender a princípio, é que Deus tem o seu tempo determinado para respondê-la: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu" Eclesiastes 3.1. Em segundo lugar, existe muitas vezes a resistência por parte do inimigo das nossas almas, para que não recebamos a resposta.

No texto que iniciamos, Daniel tinha feito uma oração a Deus, e a resposta veio depois de 21 dias, porque ouve essa resistência: "Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia" Daniel 10.12-13.

Jesus nos ensina o dever de orar sempre, e nunca esmorecer: "E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer, dizendo: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava o homem. Havia também, naquela mesma cidade, uma certa viúva, que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte, e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça" Lucas 18.1-8.

A oração eficaz é aquela que é segundo a vontade de Deus, e em nome de Jesus: "E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho" João 14.13. Toda vontade de Deus não é subjetiva; não será algo novo que Deus irá ainda nos falar, mas ela está expressa em Sua Palavra.

Tudo o que pedirmos segundo a sua vontade, podemos ter a certeza que vamos receber, ainda que isso demore muito tempo, ou que haja resistência temporária por parte do maligno: "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos" I João 5.14-15. Amém

Retornar