Dia 28 de setembro

 

 

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora,

que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito".

Provérbios 4.18.

 

A carreira de qualquer cristão não começa pela manhã, mas à meia-noite. Todo ser humano na face da terra nasce em delitos e pecados, separado da vida de Deus pela ignorância que há nele. Nasce duro de coração (Efésios 4.18). Nascemos em pecados, e destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23): "Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" Salmos 51.5. Nascemos em trevas, no ápice da escuridão: "Por isso o juízo está longe de nós, e a justiça não nos alcança; esperamos pela luz, e eis que só há trevas; pelo resplendor, mas andamos em escuridão" Isaías 59.9.

Na hora mais escura de nossa vida, há da parte de Deus uma candeia que alumia em lugar escuro. É neste tempo, no tempo das trevas, que Deus nos envia a Sua Palavra: "E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações" II Pedro 1.19. Sua Palavra é lâmpada para os nossos pés, e luz para o nosso caminho (Salmos 119.105), mas somente esta lâmpada não é suficiente. É necessário que o dia amanheça, e que a estrela da manhã surja em nossos corações. A Sua Palavra é luz, mas ela tem como propósito nos fazer ver a verdadeira luz que alumia todo homem: "Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz" Salmos 36.9.

A Palavra de Deus é muito importante e necessária nesse tempo de trevas, mas o propósito de Deus é  que o Sol da Justiça se manifeste em nós, lá do alto; a fim de dirigir nossos pés no caminho da paz: "Pelas entranhas da misericórdia do nosso Deus, com que o oriente do alto nos visitou; para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz" Lucas 1.78-79.

As Escrituras testificam de Jesus, mas é necessário irmos a Ele para termos vida (João 5.39-40). Jesus é a estrela da manhã, o sol da justiça, a luz da vida. Quando este sol brilha em nossos corações, começa a vida cristã: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo" II Coríntios 4.6. "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz" Isaías 9.2.

Este é o nosso primeiro dia na caminhada cristã. Quando Cristo passa a ser a nossa vida, inicia-se a aurora cristã. A partir desse dia somos chamados de filhos do dia: "Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas" I Tessalonicenses 5.5. Uma vez que a luz da aurora brilhou em nossos corações, agora vamos brilhando mais e mais, até sermos dia perfeito, até chegarmos ao meio-dia. Esta é a vereda natural do justo: "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo" Efésios 4.13.

O dia amanheceu para muitos, mas a grande maioria dos homens e mulheres ainda estão em trevas. É necessário que não nos esqueçamos de falar a eles a Palavra de Deus, porque ela é uma candeia para os que estão em trevas. É necessário sermos luz no mundo, resplandecermos ao mundo a nossa luz, e não somente dentro de quatro paredes, no círculo fechado do convívio com nossos irmãos em Cristo: "Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, e a glória do SENHOR vai nascendo sobre ti" Isaías 60.1. "Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" Isaías 52.7. Amém.

Retornar