Dia 29 de abril

 

 

O ALTAR DO INCENSO

 

No capítulo 30 de Êxodo se descreve o altar do incenso. Este altar é distinto do altar de bronze, que estava localizado no átrio. Este é de ouro, e mais pequeno, e está localizado no Lugar Santo.

Sua localização no Lugar Santo não é casual – como nada o é no tabernáculo –. Para ter acesso a ele é preciso ter passado primeiro pelo altar de bronze, quer dizer, pela cruz de Cristo para o perdão dos pecados. O altar do incenso representa o ministério intercessor de Cristo, e, por extensão, de todo sacerdote.

O altar de bronze é para expiação; o de ouro é para intercessão. Estes são dois dos ofícios do Senhor Jesus Cristo, primeiro como Cordeiro e em seguida como Advogado à mão direita de Deus.

O altar do incenso é o altar da oração. Em Apocalipse 8:1-5, podemos ver o valor das orações dos Santos – que se ajuntam às do Senhor Jesus como Sumo Sacerdote –, pois desencadeiam os juízos de Deus sobre a terra. O céu se move no mesmo instante das orações dos Santos sobre a terra.

Todos os crentes estão permanentemente associados com estes dois altares. Com o de bronze, pois devem ir ao sangue da cruz pelo perdão de seus pecados; e o de ouro para desenvolver seu ministério intercessor a favor dos homens e a adoração. (Estes são os dois altares de que fala o salmista em Salmos 84:3). Agora bem, os ofícios realizados neste segundo altar se apóiam no ocorrido no primeiro. Sem sangue não podemos estar diante de Deus para exercer nosso sacerdócio. Nenhuma oração intercessora seria escutada; não é por nossa justiça, mas sim pela justiça de Cristo.

As medidas deste altar, como outras do tabernáculo, corresponde a números médios; o qual significa que Deus espera o homem para que colabore com ele. Deus e o homem fazem a medida completa.

Em Êxodo diz que o altar estava localizado no Lugar Santo; mas em Hebreus 9:4 diz que estava localizado no Lugar Santíssimo. O que significa isto? Simplesmente, que o altar do incenso era introduzido do Lugar Santo ao Lugar Santíssimo. Assim também a oração, começa na alma e passa ao espírito.

Este altar tinha também anéis e varas para transportá-lo, o qual nos indica a progressão de nosso serviço espiritual. Temos que avançar sempre um pouco mais, na direção do Senhor.

Cada dia devia ser oferecido incenso, ao mesmo tempo do serviço das lâmpadas. Mas antes de descrever a composição do incenso, descreve-se o azeite da unção. Estas duas coisas vão juntas, mas primeiro vai o azeite da unção, pois vem de cima. O azeite desce da cabeça de Arão até tocar a orla de suas vestimentas (quer dizer, de Cristo para sua igreja), nos trazendo as riquezas de Cristo, no entanto, o incenso sobe para Deus. Tanto o azeite como o incenso eram Santos, e não podiam ser usados para um fim profano. Estas são as coisas santas nas quais desejam atentar os anjos.

 

IGREJA DE DEUS EM TEMUCO - CHILE
http://www.aguasvivas.cl

Retornar