Dia 30 de agosto

 

 

"Exercita-te a ti mesmo na piedade".

I Timóteo 4.6.

 

Certa vez um irmão foi convidado para pregar a Palavra de Deus em uma igreja, e na preleção uma outra pessoa pregava a platéia fazia uma grande algazarra e gritaria. Ele perguntou a um membro daquela igreja o que era aquilo, e ele de pronto respondeu: - Nós somos avivados. Ele pegou as Escrituras e abriu o texto de Efésios 4.30-31 que diz: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós". Em seguida ele disse: - Como pode ser avivamento se Deus manda tirar toda a gritaria do meio de nós. Isto não é testemunho de avivamento, mas de tristeza para o Espírito.

Hoje o que impera no meio cristão é um emocionalismo esquisito, cheio de estímulos à prosperidade, a soluções de problemas e enfermidades, e tudo de maneira simples e rápida, sem base alguma nas Escrituras. O homem é o objeto de adoração e não Deus. A vida cristã nos nossos dias está destituída da prática, da piedade, do quebrantamento, da humildade e etc... As pessoas se assentam aos milhares para ouvir a Palavra, mas não as põe por obras: "E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza. E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" Ezequiel 33.31-32.

O testemunho da vida de  um cristão que verdadeiramente tem ouvido às Suas Palavras é a piedade. Tudo o que Jesus nos ensinou, como dissemos anteriormente, se relaciona com uma vida em família, e também com uma vida de piedade. Quem não se conforma com esta vida não sabe nada: "Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras..." I Timóteo 6.3-4. Piedade é obra de fé: "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma" Tiago 2.17.

O texto que iniciamos nos ensina que a piedade é um exercício. Todo exercício começa aos poucos e vai crescendo conforme a capacidade de cada um. Na vida cristã é semelhante. É necessário iniciarmos esse exercício porque viemos de uma vida avarenta na carne, e é pelo exercício da piedade que iniciamos o conhecimento desta nova vida em Cristo; vida que já a recebemos pela fé: "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude" II Pedro 1.3.

A piedade para tudo é proveitosa. Como o exercício corporal traz proveito para o tempo em que está sendo praticado e também para o futuro, assim também é com a  piedade, porque ela tem promessas para o tempo que vivemos neste mundo, como também para o vindouro: "Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação" I Timóteo 4.7-8. Amém.

Retornar