Dia 30 de março

 

 

Sermão do Monte - Parte XII

"E, abrindo a sua boca, os ensinava...".

Mateus 5.2.

O sermão do monte é o marco que iniciou a caminhada de Jesus no seu ministério de ensino aos seus discípulos. Depois de separar seus doze apóstolos, percorreu toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino de Deus, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. Assim a sua fama correu por toda a Síria. De sorte que o seguiam grandes multidões. Jesus, pois vendo as multidões, subiu em um monte e passou a ensiná-las sobre o Reino de Deus.

E abrindo a sua boca, disse-lhes: "Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente" Mateus 6.1-4.

O segredo do Senhor é para aqueles que o temem diz a Sua Palavra (Salmos 25.14). Assim como o segredo é para os seus filhos. Tudo o que provém de nós também deve ser feita em oculto, por Cristo e para Deus: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente" Romanos 11.36. "Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" João 3.21.

O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dado (João 3.27). Se dermos é porque recebemos. Se recebemos foi do Senhor, portanto, da sua mão recebemos e da sua mão é que damos: "Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos" I Crônicas 29.11-14.

Outrossim, devemos compreender também que qualquer bondade que haja em nós, não provém de nós mesmos, mas do único que verdadeiramente é bom: "Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação" Tiago 1.16-17. "Ninguém há bom, senão um, que é Deus" Lucas 18.19.

Se recebemos de Deus e damos, mas procuramos chamar atenção para nós, é porque estamos nos ensoberbecendo: "Porque, quem te faz diferente? E que tens tu que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se não o houveras recebido?" I Coríntios 4.7. Se fizermos isto, estaremos usurpando a glória que pertence somente a Deus: "Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem" Isaías 48.11.

Eu sempre fui uma pessoa avarenta. Dar para alguém alguma coisa, era coisa impossível para mim; não estava em minha natureza. Gloriava-me que era assim, porque sou descendente de sírios libaneses. Hoje o Senhor me tem feito conhecer a Cristo, e aprender que dar é melhor do que receber. Como posso então tomar essa glória para mim se não sou assim e nunca fui assim? Como agora tenho conhecido esta liberalidade, se sempre fui avarento? É porque eu não vivo mais, agora é Cristo que vive em mim (Gálatas 2.20), as coisas velhas já passaram, eis que tudo é do novo homem (II Coríntios 5.17). O que é mau é nosso; já o que é bom é dEle.

Aquele que está em Cristo é uma nova criatura (II Coríntios 5.17). Sem Ele nada podemos fazer (João 15.5), portanto, a Ele sejam dadas toda a glória: "Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas" Apocalipse 4.11. Se fazemos algo e buscamos ser reconhecidos, estaremos já recebendo a nossa recompensa, e não receberemos aquela que vem pelas suas mãos: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra" Apocalipse 22.11-12.

Tudo o que fazemos, por palavras ou por obras, devem ser feitas em Nome do Senhor Jesus, para a Glória de Deus Pai: "E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" Colossenses 3.17 e 23-24.Amém.

Retornar