Dia 31 de dezembro

 

 

"...sem ti não há esperança".

I Crônicas 29.15.

 

Todo ano, nesta mesma época, os homens se confraternizam para renovar suas esperanças para um novo ano. São muitas as crendices. Em todas as crenças e religiões, os rituais de esperanças têm uma mesma finalidade. Até mesmo os judeus que não comemoram no mesmo dia, têm as suas esperanças parecidas. Mas Deus nos diz: "Todas as coisas são trabalhosas; o homem não o pode exprimir; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos se enchem de ouvir. O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol" Eclesiastes 1.8-9.

Neste dia, os homens procuram renovar os seus pedidos de dinheiro, de saúde, de paz, de amor; mas tudo é para satisfazer os seus próprios desejos. Pedem e não recebem, porque pedem mal: "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" Tiago 4.3-4.

Os homens colocam as suas esperanças no mundo, nos seus deuses e nas coisas, mas não sabem que Deus é a nossa única esperança: "Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti. Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança" Salmos 39.7 e 62.5.

Este é o último dia do ano. Olhar para o passado, e dizer que eles foram melhores do que esses são falta de sabedoria: "Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta" Eclesiastes 7.10. Também é insensatez desejar que os dias futuros sejam melhores do que estes, porque Jesus nos diz: "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal" Mateus 6.34. E também: "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus" Efésios 5.15-16.

O homem vive lembrando do passado, e se preocupando com o futuro; mas Deus nos ensina que o seu nome é Já: "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que cavalga sobre as nuvens, pois o seu nome é Já, exultai diante dele" Salmos 68.4 (CMTHG); que o seu dia é Hoje: "(Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável e socorri-te no dia da salvação; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação)" II Coríntios 6.2. "Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele" Salmos 118.24.

Ainda que Deus seja Onisciente - pois sabe todas as coisas, e aquelas que ainda não aconteceram - Ele vive 100% esse momento. Seria desanimador conhecer tudo o que irá acontecer amanhã, e até toda a eternidade, se Ele não vivesse totalmente esse momento. Pense bem nisso: - Como você se portaria caso soubesse o que fosse acontecer amanhã? A preocupação ou a ansiedade não te deixaria viver este momento, mas para Deus não. Portanto, esse é o dia, o momento de vivermos com Ele; de vivermos diante dEle: "Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra" Oséias 6.3.

Uns dizem que devemos lembrar do passado como ensinamento para o futuro, mas Deus nos ensina que os dias que passaram, nós devemos esquecer: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" Filipenses 3.13-14.

Outros dizem que o futuro, nós é que devemos desejar, projetar e realizar, mas o Senhor nos diz: "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" Isaías 55.6-9.

Se vivermos em esperança, então o momento de vivermos essa esperança é agora; nesse exato momento, diante de Deus: "SENHOR, tem misericórdia de nós, por ti temos esperado; sê tu o nosso braço cada manhã, como também a nossa salvação no tempo da tribulação" Isaías 33.2. "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias" Salmos 90.12 e 14.

Em que, ou em quem você tem depositado a sua esperança? "A nossa alma espera no SENHOR; ele é o nosso auxílio e o nosso escudo. Pois nele se alegra o nosso coração; porquanto temos confiado no seu santo nome. Seja a tua misericórdia, SENHOR, sobre nós, como em ti esperamos" Salmos 33.20-22. Amém.

Retornar