ALVO DE CONTRADIÇÃO

 

"Eis que este é posto... para ser alvo de contradição".

Lucas 2.34.

 

Muitos de nós cristãos, quando estávamos no princípio de nossa vida cristã, não tínhamos problema algum, ao contrário, éramos nós que causávamos os problemas. Como criancinhas em Cristo, ainda carnais, vivemos em contendas e invejas, como os homens naturais (I Coríntios 3.1-3).

 Mas a medida que vamos crescendo no conhecimento de Cristo, e vamos sendo transformados de glória em glória na sua imagem, vamos aprendendo que os sofrimentos fazem parte da vida de um cristão que está amadurecendo em Cristo. As tribulações, as necessidades, as angústias por amor de Cristo, produzem cada vez mais um eterno peso de glória (II Coríntios 4.8-18).

A Palavra nos ensina que devemos nos gloriar não somente em sua obra redentora, mas também nas tribulações, porque elas nos fazem crescer, amadurecer, e a viver em esperança por um amor derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Romanos 5.1-5).

Continuando neste crescimento, o que antes ouvimos, passamos a experimentar, no que diz respeito ao que resta das aflições de Cristo. Entramos então por uma vida de piedade, e aí acontece algo que para nós é muito difícil assimilar: a perseguição. "E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições" II Timóteo 3.12.

Como o salmista diz, se a perseguição viesse dos inimigos, poderíamos suportar. Se fosse de um adversário poderíamos nos esconder, mas a perseguição vem por alguém que é nosso companheiro e amigo íntimo. Pessoas que conversávamos tranquilamente e juntos andávamos na casa de Deus (Salmos 55.12-14).

A princípio é muito difícil assimilarmos isto. Tentamos por muitas vezes procurar um meio de andar em paz, mas não encontramos meios. Buscamos em nós meios para promover uma paz, mas não a encontramos, até que o Senhor nos revela que Cristo em nós, é que se torna alvo de contradição.

O alvo indica um centro. É no meio da nação de Israel que Cristo se tornou e se torna alvo de contradição, e não aos que são de fora. Ele, Jesus Cristo, a nossa vida, foi posto por Deus para ser alvo de contradição no meio do seu povo.

Quando Cristo ainda não está formado em nós, o que aparece é o nosso homem exterior, mas quando a cruz começa a operar em nós, e Cristo começa a manifestar a sua vida gloriosa, aí começa as contradições.

Sofremos a contradição, mas ela não vem por causa de nós, mas por causa da Pessoa glorioso do Senhor Jesus, que por Deus foi posto como pedra angular, e alvo de contradição: "Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus" I Pedro 4.14.

Regozijemos-nos irmãos, por sermos participantes dos seus padecimentos, porque com Ele seremos glorificados (Romanos 8.17). Amém.

Retornar