Aos amados jovens

 

Ontem, caminhando com minha esposa, conversamos sobre a obra do Senhor entre os jovens, e fomos despertados da necessidade de abrir os olhos aos jovens sobre "jugo desigual" dentro do casamento. Casar-se fora da vontade do Senhor é um peso que durará muitos anos. Acordem. Desperte do sono que Cristo lhes esclarecerá. Perguntem a um(a) que vive um casamento assim, olhe para a Palavra de Deus que nos avisa (Gen. 24:3; Gen. 28:1; Deut. 7:3; Josué 23:11, 12; Esdras 9:12; Neemias 13:25). Hoje pela manhã, o Senhor colocou em meu coração compartilhar com vocês algo que tenho recebido ao longo dos anos. 

Em primeiro lugar, o casamento é uma figura do propósito de Deus para com Cristo e a Igreja, portanto devemos ter muito cuidado com o tema. Ele não existe apenas para multiplicação da espécie, nem apenas para realizações românticas ou satisfação carnal, nem apenas para que não andemos solitários. 

Em minha pequena experiência de 25 anos, posso compartilhar que o propósito de Deus é que vivamos para Ele, sem impedimento algum. Assim, o viver como solteiro ou casado não é propósito de Deus para nós. Há bênçãos e há problemas no casamento, assim como na vida de solteiro. Paulo escreve que é melhor viver só para o Senhor(I Cor. 7:32-35), contudo se não podemos nos conter então casemos (I cor. 7:7-9), mas que seja no Senhor (I Cor. 7:39). 

Agora que estamos em Cristo, temos o seu Espírito Santo, e como filhos somos guiados por Ele. A direção dEle para cada um é particular nessa área - o casamento. É preciso, então, que cada um considere diante do Senhor o que Ele realmente quer para a sua vida, para que cada um possa andar diante dEle, viver para Ele e por Ele. Amém! 

Como membro dum mesmo corpo - o de Cristo - quero compartilhar o que Ele colocou em meu coração. Há o primeiro exemplo - Adão e Eva, que nos serve de figura em como Deus faz as coisas. Deus viu que não era bom que o homem estivesse só, por isso fez-lhe uma auxiliadora/adjutora. Não gostaria de considerar a importância de cada um, mas enxergar o óbvio, que é Deus cuidando de nós e preparando sim um(a) companheiro(a) quando é da Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Quando não for assim, Deus mesmo cuidará que você saiba que foi feito(a) para viver solteiro, ficando com o privilégio de viver para o Senhor, isto é, não para buscar a vida de solteiro que se vive para a satisfação carnal, mas para guardar-se virgem para o Senhor. Na verdade, não é só virgindade que interessa ao Senhor. Entendam bem, não estou falando que podem perdê-la. O que Deus quer é mais que a virgindade física, a qual deve demonstrar que está presente a verdadeira, que é a do coração.

Assim, se é virgem, guarde-se para a vontade de Deus. Se já não é mais virgem agora, contudo, pode guardar-se para o Senhor também, vivendo uma vida pura a partir da sua experiência com o Senhor. Se viver de coração essa fidelidade e obediência, será como virgem (II Coríntios 11.2), pois o Senhor vê o coração. Contudo, se guardar apenas a física, Deus olha para o nosso coração. Se já a perdeu, agora cabe o arrependimento, resta buscar a face do Senhor que é misericordioso, abandonando a prática do pecado de uma vez, esperando a misericórdia para a sua vida.

Busque ao Senhor, peça misericórdia para dar-lhe poder para guardar-se para Ele virgem, ou para restaurar a sua vida diante dEle. Não fique no pecado, pois a colheita da carne é a corrupção. Espere o Senhor, espere pelo Senhor, espere do Senhor, que cuida de nós com perfeito amor e misericórdia. Creia que a vontade dEle é boa, perfeita e agradável, portanto, casar-se ou não é mais uma forma de experimentar isto.

Os que são de Cristo, crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências. O poder das trevas induz o mundo a viver pela concupiscência, que é desejo carnal, e isto é fácil de ver e rejeitar, pois é grosseiro, mas a paixão é muito valorizada entre todos, contudo é o modo como muito filhos de Deus se enlaçam. Por paixão (amor humano) ou por desejo carnal (libido) muitos caíram no laço do passarinheiro, agora resta buscar misericórida. 

Assim, meus amados e preciosos irmãos, estou à disposição para compartilhar sobre isto e outros temas, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério dos próprios santos irmãos - vocês mesmos. Confesso que sou o mais fraco entre todos, por isso mesmo dependente da misericórdia diária do Senhor. Por onde vocês estão passando, meus pés já passaram juntos ao Senhor, só quero lhes falar do que vivi, vivo e tenho conhecido no Senhor. Amém.

 

Em Cristo,

 

José Armindo Rodrigues - Paranavaí-PR

Retornar