A MEDIDA DA FÉ E A MEDIDA DE CRISTO

 

"... à medida da estatura completa de Cristo".

Efésios 4.13.

 

O texto de Efésios 3, dos versos 17 a 19 nos diz: "Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.".

O Senhor não nos deu o Espírito por medida (Jo. 3.34); todos nós recebemos da Sua plenitude, disse João, e graça sobre graça (Jo. 1.16). Cristo em nós habita com toda a plenitude da divindade (Col.2.9). Com todo o poder no céu e na terra (Mt. 28.18).

O Espírito que habita em nós (I Cor. 3.16) não é uma parte, não é uma fração de Deus, mas o próprio Deus em Sua divindade. Eu e o Pai viremos a vós e faremos em vós morada disse-nos Jesus (Jo. 14.23).

O Espírito não nos é dado por medida, mas a fé sim. A fé não recebemos em sua totalidade, mas uma medida que foi repartida a cada cristão. O Senhor fez assim para que não tenhamos um mais alto conceito do que convém, mas pensemos sobriamente (Rom. 12.3).

O Senhor não nos deu a fé em sua totalidade para não nos ensoberbecermos, para não dizermos que podemos viver sós. Ele repartiu a cada um para que cheguemos juntos, com todos os santos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus (Efésios 4.13).

A medida de cada um de nós é que Cristo vive em nós. Se não houver esta fé, estaremos reprovados: " Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados" II Coríntios 13.5.

Esta é a medida da fé de cada cristão verdadeiro: "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" Gálatas 2.20.

Esta é a nossa medida, mas a medida do Senhor é muito maior. Nos textos de Efésios 3, dos versos 17 a 19 que vimos acima, o Senhor nos ensina sobre duas medidas: a medida da fé de cada um de nós e a medida de Cristo. Cristo vivendo pela fé em nossos corações e Cristo em todos os santos.

A medida de Cristo não cabe em cada um de nós, mas somente em todos os santos. Esta é a plenitude de Deus.

Se chegamos a medida da fé pessoal, isto é: Cristo vive em mim, agora o Senhor quer que cheguemos a conhecer a plenitude de Deus com todos os santos. Não somente esta fé estreita, em mim, mas agora também com todos os meus irmãos, podermos compreender qual a grandeza desse Cristo, para que sejamos cheios da Sua plenitude.

De uma medida à plenitude. De Cristo vivendo em mim, e uma vida em meu corpo pela fé à unidade da fé, ao pleno conhecimento do Filho de Deus, com todos os santos. Esta é uma medida muito maior do que o nosso conhecimento tão restrito.

Esta medida é tão grande que não cabe nos nossos pensamentos, nem nas nossas orações (Ef. 3.20). É um poder que em nós opera. Quando entendemos isto vemos que a medida de cada um dos irmãos é muito importante. Uns mais, outros menos, mas com todos os santos vamos conhecendo a sua largura, o comprimento, a altura e a profundidade.

E tudo isto só é possível se estivermos arraigados e fundados em amor; caso contrário, só conheceremos a nossa medida.

Retornar