INTRODUÇÃO

NOTA DO AUTOR: Antes de você iniciar a leitura deste livro é necessário eu te dar alguns dados. Este livro foi escrito no princípio da minha vida cristã, no ano de 1988; apenas dois anos após a minha conversão. Não que haja heresia nele, mas nesta época ainda não tinha uma revelação sobre o Reino. Então a minha visão ainda era 'vendo homens como árvores' (Marcos 8.24), ou de salvação e perdição. Mas, mais alguns anos, cerca de 3 anos após ter escrito este livro, o Senhor abriu os meus olhos para ver que existem 3 descansos na Palavra de Deus, como nos ensina Hebreus 3. O descanso da salvação (Figura do sétimo dia), o descanso da Vida do Senhor em nós agora (Figura de Canaã), e o repouso sabático que é o Reino milenar de Cristo.

O Senhor também abriu os meus olhos para ver mais claramente a salvação tripartida do homem, isto é, no espírito, na alma e no corpo. Então escrevi outro artigo intitulado "O REINO DE DEUS E O REINO DOS CÉUS", que está na seção "ESTUDOS BÍBLICOS" deste site. É verdade que muitos autodenominados evangélicos nunca chegaram ao pleno conhecimento da verdade. Que tem nome de que vivem, mas estão mortos. Mas muitos não podem ser enquadrados na falta de uma vida real, não da perda da salvação, mas do reino milenar de Cristo. Não estão enquadrados entre os que praticam a iniquidade (Mateus 7.21-23), mas entre as virgens insensatas (Mateus 25.1-13).

Portanto, ainda não tenho uma idéia clara do Senhor se devo revisar este livro e fazer as alterações, ou se deixo com o propósito de mostrar a maneira como o Senhor vai trabalhando conosco na revelação do Seu Filho Jesus e da Sua Palavra, para que sirva de testificação aos que passam pelo mesmo caminho. Primeiro a erva, depois a espiga e depois a espiga cheia de grãos. Assim é o reino de Deus (Marcos 4.26-29).

Pode ser que mais para a frente o Senhor nos faça revisar este material e colocar os versículos de forma clara no propósito do Reino, mas por enquanto temos o propósito de deixar para servir de crescimento de revelação na vida de outro cristão. Que primeiro o Senhor nos faz ver o seu evangelho da graça e depois o evangelho do Reino. Que o Espírito Santo, o ensinador e nosso consolador te ajude na revelação clara da Sua Palavra. Em Cristo. Edward Burke Junior.

 

Faz algum tempo, Deus vem me fazendo enxergar a grande maioria dos evangélicos, que estão dentro das autodenominadas igrejas; tendo zelo por Deus, mas sem entendimento (Romanos 10.2).

             

O conhecimento e a experiência que tenho tido com a Palavra da cruz, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (I Coríntios 1.18), tem me levado a não julgar este povo, mas saber que muitos estão sendo destruídos, porque falta-lhes o conhecimento (Oséias 4.6).

             

A finalidade deste pequeno livro, é trazer ao leitor o conhecimento de uma salvação plena realizada por Deus em Cristo Jesus, e por esta instrumentalidade, Deus por Sua graça leve muitas pessoas a olhar para Jesus. Desde já, confesso a dependência total do Espírito de Deus, tanto para a condução, a confecção, a circulação e a revelação da Palavra de Deus aqui contida, pois muitas são as maravilhas que o Senhor tem operado, e os seus pensamentos para conosco.

 

Ninguém há que se possa comparar a Ele, bem que eu gostaria de anunciá-los e manifestá-los, mas são muito mais do que se possa contar (Salmos 40.5). Só o Espírito de Deus conhece as profundezas de Deus, e ninguém as compreendeu senão pelo Espírito de Deus. Só por este Espírito alguém poderá compreender as coisas que foram dadas gratuitamente por Deus (I Coríntios 2.10-12).

             

Como poderei então falar a um cego, que olhe para o seu salvador? Como farei que um coração de pedra seja amolecido, e seja convencido do pecado? Como falarei a um morto para que ande de maneira justa, e obedeça a voz do seu Pastor? Como farei alguém cujos ouvidos estão tapados e surdos desde a madre, ouvir a voz do seu Deus? Como farei alguém desejar uma obra em sua vida, se sua vontade está presa ao diabo, e todo o seu querer esteja em satisfazer a vontade da carne e dos pensamentos? Como farei que alguém esteja firmado nas promessas de Deus, tendo a certeza de coisas que se esperam, e convicção de fatos que se não vêem? Impossível a mim e a qualquer homem, mas a Deus tudo é possível.

 

Você leitor, está diante de Deus, diante do Único que pode abrir os olhos de um cego de nascença, pois somente na Sua luz é que você poderá ver a luz. Àquele que pode abrir os olhos do vosso entendimento. O Único que pode abrir este seu coração de pedra como fez com Lídia, para que você atente para o que estamos lhe dizendo (Atos 16.14). Deus é o Único que pode lhe dar coração, para que você o conheça (Jeremias 14.7), o Único que pode dizer a você como disse Jesus a Lázaro: “Vem para fora” (João 11.43). Ele é o Único que pode dizer ao Espírito: “Vem e assopra sobre este morto para que viva” (Ezequiel 37.9), o Único que pode abrir os seus ouvidos para que ouça a Sua voz e diga: “Fez-me o Senhor ouvir e ouvi” (Jeremias 11.18).

 

Deus é o Único que pode dar-te arrependimento para que você conheça plenamente a verdade, para que te liberte dos laços do diabo, em quem a sua vontade está presa, e te converta das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus. Dar-lhe a remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé nEle (II Timóteo 2.25-26 e Atos 26.18). Ele é o Único que pode pelo Seu Espírito, dar-lhe o dom da fé (I Coríntios 12.9 e Efésios 2.8), firmá-lo, e fazer contigo um pacto eterno de nunca se desviar de fazer-lhe o bem, colocar o Seu temor no seu coração, para que você nunca se aparte dEle, e selar-te com o Espírito Santo da promessa (Ezequiel 36.26 e Efésios 1.13). Porque creio que ninguém pode receber coisa alguma, se do alto não lhe for dado (João 3.27): “Toda boa dádiva e todo dom perfeito, vem do alto, do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” Tiago 1.17, e porque todo que do Pai ouviu e aprendeu vai a Jesus (João 6.45).

 

Leitor, a matéria deste livro, não tem a finalidade de trazer discussão, nem controvérsias. A minha proposta é não estender muito o assunto, mas ser direto na única revelação das Escrituras Sagrada que leva alguém a uma verdadeira salvação. Para Deus, não é sim e não, mas sim, sim, não, não; o que passa disso é de procedência maligna (Mateus 5.37).

 

Se o que você encontrar escrito, julgar a tua vida, não o faço de mim mesmo, mas da parte do Senhor, pois Ele já te colocou neste julgamento que diz: “Quem crê nele não é julgado, mas quem não crê, já está condenado” João 3.18. Jesus, a Palavra, Deus e o Espírito, estão todos concordes num só para a salvação. Eles não te julgam, mas já tem quem te julgue: a Palavra que Ele te tem dito, essa te julgará no último dia (João 12.48). Sei que para muitos essa palavra é loucura, mas para mim, e para os que são salvos é o poder de Deus.

 

Sendo assim, caso você não só deseje ler este livro como um outro qualquer, mas sim estudá-lo com direção divina, pediria que fosse nobre e lesse todos os textos das Escrituras nele indicados, os que estão entre parênteses.

 

Agora, pois encomendo-te a Deus, e à Palavra da Sua Graça. Àquele que é poderoso para te edificar, julgar a tua causa, e executar o Seu direito. Tirar-te para a Luz, e fazer-te ver a Sua justiça. Sou apenas um embaixador da parte de Deus, como se Deus por nós vos exortasse. Rogo-vos, pois, por Cristo que vos reconcilieis com Deus (II Coríntios 5.20).

Retornar