O CRENTE CARNAL

A legitimidade do crente carnal

"Pois quando estávamos na carne, as paixões

dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em

nosso membros para darem frutos para a

morte" Romanos 7.5.

Na Palavra de Deus, não achamos o termo “crente carnal”, mas sim “carnais”. Crente carnal é uma terminologia usada pela maioria das igrejas evangélicas, portanto, quando for usada esta terminologia, será feita com a finalidade de que o leitor tenha um maior entendimento com o que está sendo apresentado.

 

                        Os carnais, também podem autodenominar-se crentes. Como vimos no capítulo anterior, há quatro tipos de fé. A grande maioria dos que se autodenominam crentes, não duvidam que Deus é um só, e que Jesus é o salvador do mundo, sendo ele mesmo o Filho de Deus, como também que a Escritura é a Palavra de Deus. Podem ser pastores, líderes, e como pudemos ver em Mateus 7, versos 23 e 24, estão profetizando, curando, expulsando demônios e fazendo maravilhas no nome de Jesus, mas veremos nos capítulos seguintes, porque Jesus disse-lhes que não os conhecia.

 

                        O carnal enquanto não nascer de novo será sempre um carnal, porque o que é nascido da carne é carne como disse Jesus (João 3.6), e vive e anda na carne, podendo ser um crente ou um incrédulo. Ninguém estando na carne pode ter uma vida espiritual, mesmo que se denomine um crente. Para Deus ele é pior que o incrédulo, porque o seu estado se torna pior que o primeiro, uma vez que conheceu a verdade e não nasceu do Espírito para ser uma nova criatura e ser espiritual. Mesmo sendo membro de alguma igreja e batizado nas águas, se não nascer de novo, não passa de uma porca lavada, porque sempre que tiver oportunidade, irá revolver-se no lamaçal, ou como o cão que volta ao seu vômito (II Pedro 2.21).

 

                        Com os carnais incrédulos, já dispensamos uma parte no início deste livro. Toda a nossa exposição adiante, estará sendo dirigida aos carnais que se dizem crente. O testemunho a seguir, é o testemunho de Deus. É a maneira como Deus vê, e não como o homem vê. Se aceitarmos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Seja todo homem mentiroso, e Deus verdadeiro. Diante da verdade da Palavra de Deus, seja o teu pensamento, ou o que você aprendeu, ou ouviu, ou pensa, como mentiroso. Fazendo assim, você será justificado em suas palavras, e vencerá quando fores julgado (Romanos 3.4). Do contrário, você será achado mentiroso, e será como muitos, declarado um desconhecido do Senhor, vivendo na iniquidade.

Retornar