O incrédulo e a sua situação   

"Diz o néscio no seu coração:

Não há Deus" Salmo 14.1

A própria palavra “incrédulo”, já define esta categoria de pessoas: Aqueles que não crêem. O incrédulo é definido por Deus, como podemos notar no versículo acima, como néscio ou louco. Louco porque só alguém que não possui as faculdades mentais perfeitas pode negligenciar que os atributos invisíveis de Deus, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, porque são percebidas mediante as coisas criadas. Ser incrédulo é uma loucura, mas mesmo assim eles são inescusáveis, indesculpáveis (Romanos 1.18-20).

 

Jesus para mostrar esta classe de pessoas, contou-nos uma parábola dizendo: “O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te. Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma?” (Lucas 12.16-20 e Mateus 16.26).

 

A incredulidade é uma característica encontrada em maior grau no homem, porque mesmo Satanás e seus anjos, a Palavra de Deus nos ensina que apesar de serem malignos, crêem que Deus é um só e ainda tremem (Tiago 2.19). Com exceção do homem, todo o restante da criação louva ao Senhor (Salmo 148), e obedece-lhe (Salmos 119.91). Deus nos diz ainda, que o boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono, mas o homem não tem conhecimento nem entendimento do seu Deus (Isaías 1.3). Isto nos mostra claramente, que o incrédulo, além de ser chamado de louco, tornou-se muito “pior” que o boi ou o jumento que conhece o seu dono.

 

Se você quer permanecer como um incrédulo, não adianta gastar muito meu tempo, apenas vou continuar orando por você, e esperando que um dia você venha a crer, porque aos que insistem em permanecer incrédulos, Deus diz: “Qual será a tua esperança quando Eu o cortar, quando Eu lhe arrebatar a alma? O que você fará quando Eu te esmagar para sempre? Arrebatá-lo e arrancá-lo da tua habitação e desarraigar-te da terra dos viventes? O que pode suceder-te amanhã. Que é a tua vida? É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. É semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa”. Aos incrédulos, Deus ainda diz que a parte que lhes cabem, é o lago que arde com fogo e enxofre: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte” Apocalipse 21.8.

 

Caso você ainda queira continuar na sua insensatez e loucura, Deus ainda te chama a ouvir a Sua instrução. Não a despreze, pois ainda há uma esperança para ti, pois Deus te diz: “Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? e até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento? Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Mas, porque clamei, e vós recusastes; porque estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção; antes desprezastes todo o meu conselho, e não fizestes caso da minha repreensão; também eu me rirei no dia da vossa calamidade; zombarei, quando sobrevier o vosso terror, quando o terror vos sobrevier como tempestade, e a vossa calamidade passar como redemoinho, e quando vos sobrevierem aperto e angústia. Então a mim clamarão, mas eu não responderei; diligentemente me buscarão, mas não me acharão. Porquanto aborreceram o conhecimento, e não preferiram o temor do Senhor; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão; portanto comerão do fruto do seu caminho e se fartarão dos seus próprios conselhos. Porque o desvio dos néscios os matará, e a prosperidade dos loucos os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará tranqüilo, sem receio do mal” Provérbios 1.22-33.

Retornar