O NOSSO PRIMEIRO AMOR

 

"Estou há tanto tempo convosco,

e não me tendes conhecido...?".

João 14.9.

 

O primeiro dia de nossa vida cristã foi quando Cristo passou a ser a nossa vida. Quando passamos das trevas para a luz, do poder de Satanás para Deus. Quando fomos transportados do império das trevas para o Seu Reino: "Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo".II Coríntios 4.6.

A partir desse dia podemos confessar que Cristo vive em nós (Gálatas 2.20). Alegramo-nos, vivemos o primeiro amor, mas logo somos tentados a fazer coisas para Deus, a entrar na "obra de Deus", a agradar-lhe com as nossas obras mortas.

Como o Salmo 119, talvez este seja o maior capítulo de nossa vida cristã, mas chegamos ao último versículo dizendo: "Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo..." Salmos 119.176.

Começamos pelo Espírito e terminamos pela carne (Gálatas 3.3), e se não tivermos a graça e o cuidado de Deus nos fazendo retornar à sensatez, e nos fazer lembrar que tudo está em Seu Filho, ficamos infrutíferos no seu conhecimento, vendo somente o que está perto, esquecendo até da purificação dos nossos antigos pecados (II Pedro 1.9).

O Livro de Cântares também nos mostra claramente este mesmo aspecto da vida cristã. O Senhor nos leva às suas recâmaras, nos faz alegrar com o seu amor, e depois somos colocados para cuidar das vinhas que nossos irmãos plantaram (Cantares 1.6).

Com isto perdemos onde o nosso Pastor apascenta: "Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?" Cântares 1.7.

Felipe e os discípulos também estavam com Jesus a tanto tempo e ainda não o conheciam. Será que isto também não tem acontecido conosco? Só há uma coisa que podemos nos gloriar: "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o Senhor..." Jeremias 9.23-24.

Após o versículo 176 do Salmo 119 começa o cântico dos degraus. Eles vão do Salmo 120 ao 134, onde mostram cada degrau no crescimento da vida cristã. Não é por acaso que ele foi colocado dessa forma nas Escrituras, isto é, o crescimento da nossa vida cristã só começa a partir do momento que voltamos ao Pastor e Bispo das nossas almas.

Amados, fomos comprados por um bom preço. Não vivemos para nós, nem morremos para nós, mas para Aquele que por nós morreu e ressuscitou (Romanos 14.7-8). Conheçamos e prossigamos em conhecer Aquele que é a razão da nossa existência e a nossa vida: Cristo Jesus. Amém.

Retornar